As Sessões Ordinárias são realizadas toda segunda-feira às 19h30min, as Sessões Extraordinárias e Audiências Públicas, é conforme a convocação.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Saúde
 
Mais dez veículos entram no combate ao Aedes aegypti
 
14/03/2016
Fonte: AEN - Agência Estadual de Notícias
Crédito:

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, entregou nesta sexta-feira (11), em Curitiba, dez novas caminhonetes para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, trasmissor da dengue, da zika e do chikungunya. Os veículos vão incorporar a frota do fumacê, que agora conta com 49 caminhonetes equipadas para a aplicação do inseticida em todo o Paraná. 

O trabalho com o fumacê, ou UBV pesada, é uma medida importante para reduzir índices de infestação do mosquito em uma cidade ou bairro. “Trata-se de um serviço essencial para conter o avanço de epidemias. Com mais veículos, será possível desenvolver esse tipo de ação simultaneamente em um maior número de cidades”, explicou Caputo Neto. 

O investimento foi de R$ 1,1 milhão e faz parte das ações do Governo do Estado para intensificar o enfrentamento ao Aedes aegypti. Os recursos são do VigiaSUS, um programa pioneiro do Estado que investe na área de vigilância em saúde. “Somente no ano passado, aplicamos R$ 123 milhões no setor, inclusive repassando incentivos aos municípios”, enfatizou o secretário. 

MAIS ESTRUTURA - As novas caminhonetes irão para a Seção de Apoio Logístico de Insumos e Equipamentos (Scali), que funciona em Maringá. A unidade é responsável por centralizar todo o suporte operacional para o combate a endemias no Estado. 

De acordo com o chefe da Scali, Claudino Ouza, o reforço na frota garante melhor condição de trabalho à equipe de operadores que percorre o Paraná no enfrentamento do mosquito. “Além de mais confortáveis, os novos veículos tem uma caçamba maior, ideal para o transporte e acoplagem dos pulverizadores”, afirmou. 

PREVENÇÃO - O inseticida aplicado é extremamente eficaz contra a forma alada do mosquito. Seu uso deve ser acompanhado de um conjunto com ações de limpeza e eliminação de criadouros. 

“O fumacê é uma medida paliativa, pois elimina o mosquito adulto. Por isso, para enfrentar efetivamente o problema é preciso lembrar sempre da prevenção e acabar com os focos do mosquito”, alertou a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira. 

Outras duas caminhonetes vão para o setor de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde. Os veículos ficarão a disposição das equipes de campo, que atuam na investigação de surtos, coleta de animais peçonhentos, entre outros trabalhos de vigilância. 

AGILIDADE - Nesta sexta, a Central Estadual de Transplantes (CET-PR) também recebeu dois novos carros exclusivos para o transporte de órgãos e equipes médicas. A unidade trabalha com plantões 24 horas e a necessidade de deslocamentos é constante. 

“Agilidade é primordial nesta área. Aumentamos significativamente o número de captações e transplantes de órgãos nos últimos anos. A demanda só aumenta e por isso temos que fortalecer nossa estrutura de resposta”, ressaltou a diretora da CET-PR, Arlene Badoch. 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Saúde confirma mais 2.010 casos e 24 óbitos pela Covid-19 no Paraná
» Com redução dos casos, Paraná registra o menor número de óbitos por Covid-19 em 16 meses
» Estado vai receber mais 450,4 mil vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira
» Paraná recebe 62 mil vacinas da Coronavac nesta sexta para ajustes na imunização
» Boletim confirma mais 2.675 casos de Covid-19. Estado já imunizou 239.862 pessoas
» Saúde determina suspensão de cirurgias eletivas no Estado
VER TODAS