As Sessões Ordinárias são realizadas toda segunda-feira às 19h30min, as Sessões Extraordinárias e Audiências Públicas, é conforme a convocação.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Tecnologia
 
Estado lança chamadas públicas para três mil bolsas e projetos de pesquisa
 
06/07/2016
Fonte: AEN-PR
Crédito:

A Fundação Araucária e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lançaram nesta terça-feira (5) cinco Chamadas Públicas que disponibilizam mais de 3 mil bolsas e recursos para projetos de pesquisa. O Governo do Estado investe R$ 22,77 milhões neste conjunto de programas de incentivo à ciência, tecnologia e inovação. 

O secretário João Carlos Gomes enfatizou a importância dos investimentos repassados pelo Governo do Estado, tanto para a manutenção dos programas e projetos em andamento como para o lançamento de novas Chamadas Públicas. “Graças à importância dada pelo governador Beto Richa aos investimentos para o incentivo à pesquisa e à inovação, temos conseguido, mesmo no momento difícil pelo qual o país passa, cumprir com todos os compromissos assumidos e ainda lançar novos programas para o avanço da ciência no Paraná. Damos prioridade para a Fundação Araucária por entendermos que o recurso é sempre muito bem aplicado”, afirmou o secretário. 

O Programa de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, da Fundação Araucária, é o que ofertará o maior número de bolsas. São 1,7 mil bolsas que visam incentivar a participação de alunos de graduação no desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação. 

O presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, lembrou que o foco principal da instituição é o investimento em ideias e pessoas, com mais de 65% do capital voltado para esta finalidade. “Temos um retorno muito positivo de toda a comunidade acadêmica. No Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde: Gestão Compartilhada em Saúde, por exemplo, recebemos um dos maiores números de projetos do Brasil, cerca de 260 propostas”, disse ele. “No Programa de pesquisa em Zika, tivemos dez excelentes projetos inscritos, dos quais três serão contemplados. São alguns números que mostram que o Paraná tem um grande potencial de pesquisadores.” 

RECURSOS HUMANOS - Outras mil bolsas serão disponibilizadas pelo Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social: Pesquisa e Extensão Universitária, da Fundação Araucária. O programa busca promover a formação de recursos humanos para a pesquisa e a extensão universitária direcionadas a temas de interesse social e favorecer o acesso e a integração dos estudantes que ingressam no ensino superior por meio do sistema de cotas sociais. 

Os recursos serão destinados, ainda, ao Programa de Apoio Institucional para Organização, Realização e Participação dos Encontros Anuais de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e Inovação, ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária. Serão destinados, também, ao Programa Institucional de Pesquisa Básica e Aplicada que, além de ofertar bolsas de pesquisa, tem o objetivo de promover o fortalecimento institucional da produção científica, tecnológica e de inovação, por meio de apoio financeiro para projetos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. 

POTENCIAIS - O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Carlos Luciano Sant´Ana Vargas, enfatizou o interesse da diretoria da Fundação Araucária em conhecer os potenciais e problemas das universidades estaduais, o que contribui para o avanço do Sistema de Educação Superior do Paraná. “Esta forma de administrar fez com que grande parte de nossas demandas pudessem ser atendidas, como bolsa técnico, bolsa produtividade, sênior e as chamadas lançadas hoje. Estes recursos destinados aos programas de pós-graduação contribuem muito para a manutenção dos programas”, disse. 

Para o vice-reitor da Universidade Federal do Paraná, Rogério Andrade Mulinari, a Fundação Araucária passou por grande transformação nos últimos cinco anos. “A entidade assumiu notória relevância no Paraná”, disse ele. 

PARTICIPAÇÃO - Poderão participar dos editais estudantes, professores e pesquisadores de instituições de ensino superior públicas e privadas sem fins lucrativos, tanto estaduais como federais, e de institutos de pesquisas sediados no Paraná. Os prazos para submissão de projetos, a duração das bolsas de todas as demais informações estão disponíveis em www.fappr.pr.gov.br no link Chamadas Abertas. 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Tecnologia e cuidados podem ajudar a enfrentar a onda de calor no Paraná
» Programa do Governo será apresentado em evento da ONU
» Governo destaca capacidade de modernização da Copel
» Governo entrega R$ 6,6 bilhões em obras de geração de energia
» Tecpar fomenta inovação para o desenvolvimento tecnológico
» Copel é eleita a melhor distribuidora da América Latina
VER TODAS