As Sessões Ordinárias são realizadas toda segunda-feira às 19h30min, as Sessões Extraordinárias e Audiências Públicas, é conforme a convocação.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Conflito
 
Comunidade ucraniana no Brasil manda mensagens de apoio ao país
 
15/09/2014
Fonte: G1
Crédito:

Uma campanha criada pelos embaixadores da Ucrânia no Brasil, mobilizou dezenas de imigrantes e descendentes do país do Leste Europeu durante este domingo (14). Na página da embaixatriz, Fabiana Tronenko, no Facebook, o casal postou uma foto segurando uma bandeira da Ucrânia sobrepondo outra do Brasil. A ideia era mostrar que a comunidade ucraniana no Brasil apoia a causa do país, que tem sido alvo de investidas militares da Rússia e de grupos separatistas.

Esta é a segunda campanha feita pelo casal neste ano. Em maio, logo após as eleições na Ucrânia, a Embaixada promoveu outra campanha com a comunidade que vive no Brasil, para que apoiassem a democracia no país. Na época, a ideia era escolher as melhores fotografias e premiá-las com brindes da Embaixada.

Desta vez, porém, não havia prêmios, mas os descendentes se comoveram com o tema e enviaram as fotos neste domingo (14). “Nós somos muito próximos da comunidade. Somos embaixadores da comunidade. Normalmente, quase todos os meses, estamos em Curitiba, em São Paulo. Há uma amizade, uma interação muito grande”, conta Fabiana sobre o trabalho junto ao marido, Rostyslav Tronenko. Apesar da boa relação, a quantidade de fotos recebidas impressionou. Hoje eu recebi as fotos e fiquei espantada”, diz.

A embaixatriz acredita que o conflito com os russos serviu para mostrar ao mundo o sentimento dos ucranianos. “Essa pressão toda só veio a levantar e mostrar ainda mais o patriotismo do povo ucraniano”, afirma Fabiana.

Paz em risco
Neste domingo, um porta-voz do governo ucraniano acusou os grupos separatistas de dificultarem o andamento de um processo de paz na região. "Os atos dos terroristas ameaçam a realização do plano de paz do presidente ucraniano”, declarou este porta-voz, Volodymyr Poliovy. Ele afirmou que os insurgentes estavam atacando postos de controle do exército.

Embora a região esteja passando por um cessar-fogo, a Ucrânia tem dito nos últimos dias que os separatistas estão ignorando o processo e promovendo ataques.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Semana Digitaliza RH: evento gratuito e online debate como transformar digitalmente o RH
» Novo acordo com os Estados Unidos amplia voos entre os países
» Paraná investe em políticas públicas para acolhimento de refugiados
» Boeing quer produzir 52 aviões do modelo 737 por mês. É muita coisa!
» Moça casa com cachorro na Índia para "espantar o azar"
» Número de homicídios cai 23,4% no Paraná
VER TODAS