As Sessões Ordinárias são realizadas toda segunda-feira às 19h30min, as Sessões Extraordinárias e Audiências Públicas, é conforme a convocação.

Nossa História

 
REFERÊNCIAS
Arquivos da Prefeitura e da Câmara Municipal de São João do Caiuá.

Arquivos das igrejas.

Arquivo SIAB, (Sistema de Informação de Atenção Básica) 2007.

Ministério da Saúde. Livro Formação Inicial para ACS;

Ministério da Saúde. Livro, Viver Mais e Melhor.

MOTA, Lúcio Tadeu. História do Paraná. Formação de Professores, EAD nº28, 2005.

Revista do Conselho Federal de Medicina, ano XXII, nº. 167, dezembro/2007
SAÚDE
A saúde em nosso município como no Brasil todo é um grande desafio, porque dentro desta palavra chamada saúde existe várias perguntas com muitas respostas. Diante disto a função de gerir a saúde, em qualquer esfera institucional, coloca vários desafios que precisam ser enfrentados. E o primeiro deles, é, justamente, conseguir dominar toda a complexidade de conceitos, nomenclaturas, ações e serviços abrangidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao assumir suas atribuições o gestor se depara com uma ampla e diversificada gama de situações e problemas, de diferentes naturezas, que podem ser abordados de maneiras igualmente variadas, dependendo de combinações entre técnicas/métodos e tecnologias/equipamentos disponíveis para a organização dos processos de trabalho, além de uma grande diversidade de ítens e recursos com os quais terá de lidar em seu cotidiano.

Cada município possui sua diversidade, que diz respeito a seus usuários e equipes, à sua capacidade em termos de estrutura e recursos financeiros, organização social, conflitos e contradições locais. Assim, as estratégias para a melhor condução dos sistemas de saúde terão que se adequar, necessariamente, a essas diferenças regionais, pois não existe um padrão único e imutável de gestão. O caminho comum trilhado pelos gestores da saúde é a busca por soluções que os ajudem a viabilizar o planejamento, a melhor aplicação dos recursos e a condução das equipes, atendendo aos princípios do SUS. Para que haja uma melhor efetivação para a aplicação dos recursos da saúde é feito todos os anos um Plano Municipal de Saúde (PMS), uma etapa muito importante na construção deste processo, e um maior controle sobre a utilização dos recursos disponíveis. O nosso município por não dispor de estrutura suficiente, precisará pactuar trocas e reciprocidades com outros municípios vizinhos ou próximos, para obter maior melhoria das condições de saúde dos seus municípios. Tudo o que acontece na Saúde e o que é pretendido fazer durante o ano é de controle social do Conselho Municipal de Saúde (qualificado, autônomo e representativo).

Para melhor atender a população foi construído o Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida. Obra construída com recursos do PRAM e Secretaria da Saúde.
Governo do Estado do Paraná: Álvaro Fernandes Dias
Secretário da Saúde; Delcino Tavares da Silva.
Deputado Estadual: Quielse C. da Silva
Prefeito Municipal: Cláudio Pauka
Presidente da Câmara: Armelindo Vandressem
Governo: Álvaro Dias
São João do Caiuá 06 de Fevereiro de 1988.
Localização: Avenida Rio Branco nº 1000

O município tem 2 Núcleos Integrados de Saúde ,um localizado ao lado do hospital e outro no conjunto Cruzeiro do Sul.

•    VIGILÂNCIA SANITÁRIA 

A Vigilância Sanitária tem trabalhado em suas ações básicas de controle em alimentos e endemias, visando ofertar uma fiscalização das ações dos serviços de saúde, garantindo assim a promoção, proteção e recuperação da mesma, por meio de ações realizadas de acordo com as possibilidades e necessidades do município. A responsabilidade sanitária, o gestor, para assegurar o direito a saúde da população de seu território, deve assumir a responsabilidade pelos resultados de sua gestão, buscando reduzir os riscos, a mortalidade e as doenças evitáveis, responsabilizando-se pela oferta de ações e serviços que promovam e protejam a saúde das pessoas, que recuperem os doentes e que previnam doenças e agravos. O cumprimento dessas responsabilidades exige que assumam as atribuições de gestão, incluindo:
1. a execução dos serviços públicos de responsabilidade de cada esfera de gestão;
2. a destinação de recursos do orçamento próprio e a utilização do conjunto dos recursos da as de Saúde;
3. o planejamento, a organização, a coordenação, o controle e a avaliação das ações e dos serviços de saúde, sob sua gestão;
4. a participação no processo de integração ao SUS, em âmbito regional, estadual e nacional, de modo a assegurar a população o acesso a serviços de maior complexidade não disponíveis em seu território;
5. o apoio a qualificação do processo de controle social e de participação popular..
Por sua vez, pressupõe que cada serviço de saúde conheça o território sob sua responsabilidade e estabeleça uma relação de compromisso que deve ser também das equipes de referência, que precisam estabelecer sólidos vínculos terapêuticos com os pacientes e seus familiares, proporcionando-lhes abordagem integral, mobilizando os recursos e os apoios necessários a recuperação de cada pessoa, inclusive nos casos de transferência, situações em que o tempo de espera para acesso a outro nível da assistência não pode representar interrupção no tratamento.
•    SANEAMENTO BÁSICO

O município por meio da SANEPAR atende cerca de 95% da área urbana com o abastecimento de água, com uma cobertura de 39% desta região com oferta do atendimento de esgoto. O desempenho na limpeza pública dá-se de maneira rudimentar através de funcionários públicos, tendo a coleta de lixo garantida em sua totalidade por meio de caminhão basculante encaminhado ao destino final a céu aberto em área própria ao destino.

•    EIXO EPIDEMIOLÓGICO

Verifica-se um número preocupante no número de crianças baixo peso ao nascer como também morbidade e mortalidade infantil, não deixando de se constatar a acentuação das complicações de afecções circulatórias, como AVC e ICC. Determinante: Carências na assistência do pré-natal, como na busca ativa;avaliação; diagnóstico; tratamento; exames complementares e medidas orientativas na promoção e prevenção em saúde, principalmente nas afecções circulatórias.Alternativa de Ação: Intensificar as ações desenvolvidas no Programa de pré-natal, proporcionando um maior controle dos sinais e sintomas apresentados durante o período gestacional, visando a identificação de alterações e anormalidades durante este período, controlando e suprindo estes desvios, garantindo a saúde da mãe e o desenvolvimento do feto, não deixando de fornecer as gestantes informações que venham sanar suas duvidas, garantindo assim uma assistência humanizada a este programa de atenção básica, não deixando de manter um acompanhamento puerperal, com uma educação continuada em saúde.

No campo das demais doenças, destacando entre elas as de origem circulatória levando em consideração o índice de complicações desta originada, observa-se a necessidade de um aumento na realização de ações orientativas, por meio de reuniões que ressaltem a importância da manutenção correta de um tratamento medicamentoso e a manutenção de um estilo de vida saudável, ofertando aos pacientes um maior controle de suas condições físicas, por meio de exames laboratoriais que demonstrem a influência da doença em seu organismo e as possíveis alterações que esta possa estar causando, proporcionando assim benefícios ao paciente e ao município, a partir do momento em que o tratamento mantém-se a nível de prevenção e controle por parte da Unidade Básica de Saúde sem a necessidade do encaminhamento para níveis de maior complexidade e custo de manutenção.

•    PROGRAMAS EXISTENTES

* Programa de Controle ao Hipertenso

 Levando em consideração as inúmeras complicações que a Hipertensão Arterial pode causar à vida dos pacientes e a crescente ocorrência nos dias atuais, principalmente pelo estilo de vida irregular que se predomina hoje, o município tem trabalhado buscando atingir principalmente os grupos de risco com antecedentes familiares, procurando prevenir; identificar (através de consulta) e tratar por meio de orientação individual e coletiva. O paciente identificado é incluído em um cadastro onde é acompanhado pelo ACS de sua área juntamente com a enfermeira responsável, sendo a este entregue mensalmente o medicamento necessário para o controle de sua pressão, prevenindo as complicações conseqüências como afecções cardíacas; renais e cerebrais entre outras.
METAS: Estabilizar a pressão arterial dos pacientes por meio de um acompanhamento e tratamento medicamentoso além de orientações sobre o etilo de vida, visando assim à prevenção contra o surgimento de complicações ligadas a Hipertensão Arterial.
* Programa de Agente Comunitário de Saúde

O ACS sendo morador do município e conhecedor da região em que vive, representa um elo de integração entre a população e a Unidade Saúde da Família, obtendo dados e vivenciando a realidade da área de atuação, por meio de um mapeamento desta, realizando o cadastramento das famílias e promovendo a saúde desta por meio de orientações e identificação dos fatores de risco, como também as necessidades em saúde de sua área de abrangência

* Programa de Carência Nutricional
Distribuição de 169 litros de leite diários a famílias carentes do município.

* Programa SINAN - Sistema de Informação de Agravos e Notificação.
Tem como objetivo notificar, monitorar e investigar todo e qualquer agravo agudo ou crônico que esteja incluído na lista de agravos de notificação.

* Programa SINASC - Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos.
 Registrar toda e qualquer criança, que venha nascer pertencente ao município.

* Programa SIM - Programa de Informação sobre Mortalidade.
 Monitoramento e registro de todos os óbitos ocorridos no município.

*Programa API - Avaliação do Programa de Imunização.
Através dele é possível avaliar a cobertura vacinal do município, seja ela por faixa etária ou por imuno.

* Programa SINAN- W - Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Windows). Tem o mesmo objetivo do SINAN, sendo uma versão mais abrangente e completa.

 * Programa Saúde da Família
Redirecionar o modelo assistencial atual de saúde, através de um atendimento direcionado à família e à comunidade, que inclua desde a proteção e promoção da saúde até a identificação precoce e o tratamento das doenças em seu domicílio, ampliando as responsabilidades dos municípios na Atenção Básica e proporcionando a regionalização da assistência.

•    Programa de Prevenção e Controle do Câncer (Cérvico Uterino) Ginecológico.
Objetiva prevenir a morbidade e mortalidade causada por esta afecção, através de medidas efetivas de monitoramento das ações, com medidas como o rastreamento do câncer do colo do útero; coleta de material para exame de citopatologia; realização ou referência para exame citopatológico; alimentação dos sistemas de informação e consulta médica e de enfermagem, garantindo assim a promoção, manutenção e tratamento da mulher quando se fala em câncer ginecológico.
* Programa Diabetes
Tendo em vista o crescente índice de novos portadores de Diabetes Melittus, e as complicações conseqüências, tem havido uma intensificação nas ações de identificação e orientação sobre os fatores de risco, por meio de busca ativa; diagnóstico e acompanhamento dos Diabéticos, proporcionando um monitoramento dos níveis de glicose garantindo uma precoce avaliação de complicações tanto nos DMID como nos DMNID, por meio de ações educativas com relação ao estilo de vida; auto-cuidado e auto-aplicação de insulina, garantindo a promoção, prevenção e tratamento em saúde.
Programa SIS Pré-natal.
Humanizar o Pré-Natal, garantindo o acesso das gestantes a um atendimento digno e de qualidade no decorrer da gestação, parto, puerpério e período neonatal, os quais são direitos inalienáveis garantidos pela cidadania.As ações desenvolvidas no programa devem ser iniciadas desde o diagnóstico, garantindo o cadastro da gestante no 10 trimestre de gestação classificando-a como sendo ou não de risco, proporcionando uma suplementação alimentar para gestantes com baixo peso e o acompanhamento vacinal de todas desde a primeira consulta, permitindo a promoção da saúde através de atividades educativas tanto no pré-natal como no puerpério.
* Modelo de Assistência e Descentralização

O município proporciona um atendimento em nível de Ações Básicas Ampliadas do Sistema (Prevenção; Promoção; Reabilitação; Imunização/ Clínica Médica; Urgência e Emergência e Pequenas Cirurgias), sendo os atendimentos de maiores complexidades encaminhadas para a cidade de Paranavaí.


•    Posto de Saúde

A Unidade Básica de Saúde é tudo que envolve o cuidado com a saúde do ser humano. Incluindo as ações e serviços de promoções, prevenção, reabilitação e tratamento de doenças. Essa estrutura visa a melhor programação e planejamento das ações e serviços do sistema. O Posto de Saúde constitui o primeiro nível de atenção à saúde, de acordo com o modelo adotado pelo SUS. Engloba um conjunto de ações de caráter individual ou coletivo, que envolvem a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos pacientes. Nesse nível da atenção a saúde, o atendimento aos usuários deve seguir uma cadeia progressiva, garantindo o acesso aos cuidados e as tecnologias necessárias e adequadas à prevenção e ao enfrentamento das doenças, para prolongamento da vida. As Unidades Básicas de Saúde é o ponto de contato preferencial dos usuários com o SUS e seu primeiro contato, realizado pelas especialidades básicas da saúde, que são: clínica médica, pediatria, obstetrícia, ginecologia, inclusive as emergências referentes a essas áreas. Cabe também a atenção básica proceder aos encaminhamentos dos usuários para os atendimentos de média e alta complexidade. Uma atenção básica bem organizada garante resolução de cerca de 80% das necessidades e problemas de saúde da população de um município e consolida os pressupostos do SUS: equidade, universalidade e integralidade. A estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, com prioritária para a organização da atenção básica é a estratégia Saúde da Família, que estabelece vínculo sólido de co-responsabilização com a comunidade adstrita. A responsabilidade pela oferta de serviços de atenção básica a saúde é da gestão municipal, sendo o financiamento para as ações básicas a saúde de responsabilidade das três esferas de governo.

É o estabelecimento de uma relação solidária e de confiança entre profissionais do sistema de saúde e usuários ou potenciais usuário, entendida como essencial ao processo de co-produção da saúde, sob os princípios orientados do SUS (universalidade, integralidade e equidade). Traduz-se nas atitudes dos profissionais e, também, nas condições e processos de trabalho envolvidos na recepção e atendimento aos cidadãos, onde quer que ele se de: na comunidade, nos ambulatórios, em hospitais ou demais unidades e serviços de saúde. Essas atitudes devem ser valorizadas e estimuladas. No que diz respeito às condições de atendimento e ao processo de trabalho, trata-se de concebê-los e redefini-los tendo o cidadão como centro, objetivando seu bem estar e a afetividade do serviço prestado.
EDUCAÇÃO
O cessamento das escolas municipais rurais deu-se principalmente devido ao difícil deslocamento de professores e alimentação, além da grande falta de infra-estrutura. Ainda assim, ligado ao êxodo rural, quando famílias inteiras mudavam-se para as pequenas cidades onde o comércio era valorizado. Com a transferência para o Município, as necessidades dos educandos puderam ser mais bem atendidas, já que a cidade dispunha de mais recursos.

Atualmente existem no Município os seguintes estabelecimentos de ensino:
•    Centro Municipal de Educação Infantil Menino Jesus, atende alunos de zero a cinco anos;
•    Centro Municipal de Educação Infantil “Alda de Aguiar Silveira”, com alunos de três a cinco anos;
•    Escola Municipal “Maria Cernaki”, Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série;
•    Colégio  Estadual “Carlos Gomes”, Ensino Fundamental e Médio;
•    Escola de Educação Especial “Raio de Sol”.

Escolas Rurais que existiram no município e os professores que nelas lecionaram:

•    Escola Rural Municipal  Ana Néri
* Professora Francisca Figueiredo de Oliveira, 1967 a 1969
* Professora Neusa Fumagalli 1970

•    Escola Rural Municipal Santa Ana
      *   Professor Itamar José Flor 1968

•    Escola Rural Estadual Bela Vista
* Professora Lourdes Cavalher Moreira: 1959 a 1964, 1º, 2º e 3º séries.
* Professor Otto Baron: 1965, 1º, 2º e 3º séries.
* Professora Lourdes Cavalher Moreira: 1966 a 1968, 1º, 2º e 4º séries.
* Professor José Weldes Camilo: 1969, 2º, 3º e 4º séries.
* Professora Dirce Aparecida Boscarato: 1969 1º série.
* Professora Florentina Ribeiro de Oliveira: 1970 1º série.
* Professor José Weldes Camilo: 1970, 2º, 3º e 4º séries.
* Professor José Weldes Camilo: 1971, 1º, 2º, 3º e 4º séries.
* Professora Maria Vaneide Camilo: 1972, 2º, 3º e 4º séries.
* Professora Rosemeire Colli: 1972 1º série.
* Professora Maria dos Santos Ferreira: 1973 1º série.
* Professora Benedita Oliveira Santana: 1973, 2º, 3º e 4º séries.
* Professora Genilda de Siqueira Gomes: 1974 1º série.
* Professora Maria Gonçalves Pinto: 1974, 2º, 3º e 4º séries.
* Professora Ângela de Souza e Rita Antonia Vitturi: 1975, 1º, 2º, 3º e 4º séries.
* Professora Francisca Lídia Oliveira Wereck: 1976, 1º, 2º, 3º e 4º séries.
* Professora Leonette Gomes dos Santos: 1977 à 1980, 1º, 2º, 3º e 4º séries.
* Professora Maria Helena Timporini dos Reis: 1980 •    Escola Rural Municipal Ibiruba
* Professora Neyde Rosseto Lopes: 1959 a 1978.
* Professora Bernadete Maria Vieira: 1959 a 1960.
* Professora Aparecida Rossetti Zapata: 1960 a 1974.
* Professora Maria de Lourdes Menezes: 1970.
* Professora Celina Delgado: 1970 e 1071.
* Professora Cirley Rossetti Águila: 1980.
* Professora Vanda Ramos de Alencar •    Escola Rural Municipal São Miguel
* Professor Edgar Rodrigues: 1971 a 1974,1º, 2º, 3º e 4º séries.
* Professora Odete Arilo dos Santos: 1975, 1º, 2º, 3º e 4º séries.
* Professora Vera Lúcia Maziero Gonçalves: 1977 1º série.
* Professora Maria José dos Reis Coelho: 1977 1º série.
* Professora Mariângela Malvezzi: 1977 2º 3º e 4º séries.
* Professora Maria Cleonice de Souza: 1978, 1º, 2º, 3º e 4º séries.
* Professora Neuza Rosa Lobato dos Reis: 1979
      * Professora Ivone Sobreira Garcia: 1958 a 1962
      * Professora Terezinha Fernandes Moya: 1958 a 1959
      * Professora Lucília Rosa: 1963 a 1964
      * Professor José Vivaldini: 1965 a 1968
      * Professor Edgar Rodrigues: 1969 a 1971
      * Professor Itamar José Flor: 1970
      * Professora Elizabete Gonçalves da Silva: 1980

•    Escola Rural Municipal Santa Luzia
* Professora Maria Cernaki: 1956 a 1968
* Professor Jorge Cernaki: 1958 e 1959
* Professora Maria Inês Silva: 1969 a 1971
* Professora Maria Tereza Silva: 1972
* Professora Maria da Silva Pereira: 1972
* Professora Mariluci D. Pedrazzoli: 1973
* Professora Benedita Oliveira Santana: 1974 e 1975
* Professora Genilda Siqueira Gomes: 1976
* Professora Maria de Lurdes Chaves de França: 1977 e 1978
* Professora Brasilina Santana Cancelieri: 1979

•    Escola Rural Municipal Faz. Paranapanema
* Professora Anirce de Lurdes Botter: 1956
* Professora Adelina Nogueira: 1956
* Professora Aparecida Farisdi dos Santos: 1957 a 1958
* Professora Julia Ferreira de Araújo: 1957
* Professora Cecília Franqui: 1959
* Professora Cecília Franqui Eugênio: 1960 e 1961
* Professora Maria Fan Franqui: 1963 a 1965
* Professora Jandira Defáveri Franqui: 1965

•    Escola Rural Municipal Faz. Taperivá
* Professora Dora Delmante Paes: 1959 1 1963
* Professora Celina Delgado: 1964 a 1970

•    Escola Isolada Nossa Senhora de Lourdes
* Professora Enésia de Jesus Carvalho: 1961 a 1965
* Professor Iraltino Nascimento: 1962 a 1963
* Professor Paulo Domingues de Carvalho: 1964 a 1968
* Professor Paulo Maia de Oliveira: 1970 a 1971
* Professora Clonete Arneiro: 1972 a 1973

•    Escola Rural Municipal Santa Cecília
* Professora Sesuta Barbosa de Castro: 1961
* Professora Maria Francinette Amorim: 1962
* Professora Irene Monge Scandoleiro: 1963
* Professora Terezinha Gonçalves: 1964
* Professor Osório de Souza: 1966
* Professora Maria Gonçalves Diniz da Silva: 1967 a 1968
* Professor Leonildo Vivaldini: 1968
* Professor José Merson Bandeira: 1970 a 1975
* Professora Florentina Ribeiro de Oliveira: 1970
* Professora Maria Elita de Oliveira  Bandeira: 1970
* Professora Maria de Lurdes Menezes: 1968 a 1970
     * Professora Maria Verônica Leite: 1966 a 1969
     * Professor Valdir Micheletti: 1976
     * Professora Nilza R. G. da Silveira: 1977

•    Escola Rural Municipal Guarani
    * Professora Elza José Miranda: 1961 a 1965
    * Professora Maria Ursulina Mascimento Miranda: 1963 a 1964
    * Professora Sindá José de Miranda: 1965
    * Professor Pedro Domingos da Silva: 1966
    * Professora Mievis Maria Visconcin: 1976 a 1968
    * Professora Maria Inês Zapata: 1969
    * Professora Vilma Falaschi: 1970
    * Professora Olga Neuza Vitturi: 1971 a 1972
    * Professora Maria da Silva Pereira: 1973
    * Professora Rita Antônio Vitturi: 1974
    * Professora Ivanilda Arneiro Arcanjo: 1975 a 1976
    * Professora Marinalva da Silva: 1977 a 1976


•    Escola Rural Municipal Marabá Nova
 * Professora Adelice Rosa de Jesus: 1962
 * Professor Antonio dos Santos Nora: 1965 a 1968
 * Professora Maria Eufrasina Teixeira: 1969
 * Professora Maria das Graças da Silva e Dina E. F. Prates: 1970
 * Professora Maria Helena de Souza e Maria das Graças da Silva: 1971 a 1973
 * Professora Elorita Kátia Malvezzi: 1973
 * Professora Maria Célia Tamanini: 1974 a 1975
 * Professora Generosa da Silva: 1976
 * Professora Olga Pestana: 1978
 * Professora Generosa da Silva: 1977
 * Professora Maria Cleonice de Souza: 1979
 * Professora Maria Cleonice de Souza Araújo: 1980


 
•    Escola Rural Municipal Sílio Fedozzi
 * Professora Luzia Terezinha Peternelli: 1973 a 1974
 * Professora Clodete Arneiro de Alencar: 1975
 * Professora Elizabeth Ferreira da Silva: 1976
 * Professora Hilda Dias: 1977
 * Professora Leonice Martelli Barivieira: 1978
 * Professora Generosa da Silva: 1978
 * Professora Maria de Fátima Feitosa  da Silva: 1978
 * Professora Genilza de Siqueira Gomes: 1979


•    Escola Rural Municipal Santa Rita
 * Professora Maria Eva Fernandes: 1964
 * Professora Jandira Defáveri Franqui e Maria Fan: 1966 a 1968
 * Professor Jurandir Luís da França: 1969 a 1971
 * Professora Maria Fan Franqui: 1968
 * Professora Dina Eva F. Prates: 1972 a 1973
 * Professora Francisca Lídia de Oliveira: 1974 a 1975
 * Professora Ângela Maria de Souza: 1976
 * Professora Márcia Regina da Silva Souza: 1979

•    Escola Rural Municipal Monte Azul
 * Professora Glória Luiza Martins: 1962
 * Professora Maria Adelina Bet: 1976
 * Professora Elizabeth Ferreira da Silva: 1978
 * Professora Ilda Luci Belato Alves: 1979 a 1980

•    Escola Rural Municipal Porta do Céu
 * Professora Dina Eva Fernandes Prates: 1974
 * Professora Elizabete Belato: 1975
 * Professora Mariângela Malvezzi: 1976
 * Professora Tereza Colli: 1977
 * Professora Julia Jesus de Oliveira: 1978
 * Professora Maria Aparecida Gonçalves Marques: 1980
 * Professora Tereza Colli Alcântara: 1979

•    Escola Rural Municipal Piedade
 * Professora Terezinha Barbosa Santos: 1960 a 1961
 * Professora Isaura F. Araújo: 1962 a 1963
 * Professora Maria Verônica Leite: 1964
 * Professora Maria Odete Franquini: 1965
 * Professora Julia Jesus de Oliveira: 1979

•    Escola Rural Municipal Areia Branca
* Inspetora: Marlene Maria Carniel Silva 
* Professora Eunice Terezinha Cangussú Gomes: 1960 a 1961
* Professora Maria Ieda Camilo: 1962 a 1963
* Professora Terezinha Martins: 1964
* Professora Terezinha Gonçalves: 1965
* Professora Marilia Lopes Yung e Doralice Rosa Ferreira: 1966
* Professora Maria Socorro de Lima: 1968
* Professora Maria Elita de Oliveira: 1969 a 1970
* Professora Maria Vaneide Camilo: 1971
* Professora Edwirges V. Pedrazzoli: 1973
* Professora Ivone Zapata: 1974
* Professora Ana Silva da Cruz: 1975
* Professora Veranilde Micheletti: 1976
* Professora Marinez da Silva: 1977 a 1978
* Professora Maria Inês da Silva Lavarias: 1978
•    Escola Rural Municipal Brasil
* Inspetora: Marlene Maria Carniel Silva 
* Professora Florentina Edígio Ribeiro: 1966 a 1968
* Professora Leonildo Vivaldini: 1968 a 1975
* Professor Valdir Micheletti: 1976
* Professora Genilda de Siqueira Gomes: 1977 a1978
* Professora Maria Aparecida Marques: 1978 a 1979
•    Escola Rural Municipal Cruzeiro do Sul
* Professor José de Mussio: 1959
* Professora Marli Alves de Siqueira e Enoy Guimarães de Andrade; 1961.
* Professor Enoy Guimarães de Andrade e Isabel Yung: 1962
* Professora Isabel Yung e Mercês da Luz de Souza: 1963
* Professora Mercês da Luz de Souza e Maria Francinette Amorim: 1964
* Professora Nair Pradella, Ivanilde Matarolli e Ana Maria Ribas: 1965
* Professora Alda Marina Takako Miyabayashú: 1965
* Professor Armando Franqui e Carlos R. Marassi: 1966
* Professor Armando Franqui e Maria dos Santos Ferreira: 1967
* Professora Jandira Defáveri Franqui e Tereza Martiney: 1968
* Professora Jandira Defáveri Franqui e Terezinha Franqui: 1970 a 1972
* Professora Maria de Fátima da Silva e Terezinha Franqui: 1973 
* Professora Clodete Arneiro de Alencar: 1974
* Professora Osmarina da Silva: 1976
* Professora Márcia Regina da Silva Souza: 1977
* Professor Nelson do Amaral: 1978 a 1979
* Professora Maria Aparecida  Colli: 1980

•    Escola Rural Municipal Rio Caiuá
* Professora Maria Inês Tarniovi: 1968 a 1970
* Professora Enedina Emília Vitturi Vascouto: 1971 a 1972
* Professora Ana da Silva Cruz: 1973 a 1974
* Professora Veranilde Micheletti: 1975
* Professora Maria de Lurdes Chaves de França: 1976
* Professora Maria Aparecida Marques: 1977
* Professora Julia Jesus de Oliveira: 1978
* Professora Eliete Ferreira da Silva: 1980
* Professora Ana Maria Juliani: 1979
•    Escola Municipal Maria do Céu
* Professora Florentina R. de Oliveira e Neide de O. Pina: 1971
* Professora Neide Coelho Pina: 1972
* Professora Maria Batista de Souza e Inês Coelho Pina: 1973
* Professora Julia Maria de Aragão e Abigail Ferreira: 1974
* Professora Nilza R. G. da Silveira e Abigail F. Ferreira: 1976
* Professora Maria dos Santos: 1977
* Professora Clonete Arneiro do Nascimento: 1977
* Professora Márcia Regina da Silva Souza: 1978
* Professora Ângela Maria de Souza: 1978
* Professora Julia de Jesus de Oliveira: 1980
* Professora Maria de Fátima Feitosa da Silva: 1979
•    Escola Rural Municipal Marabá Velha
* Professora Terezinha Basziz e Lúcia Basziz: 1963
* Professora Maria Cecília Gimenes de Souza: 1964
* Professora Francisca Figueiredo: 1965
* Professor Adão Luís Fernandes: 1966
* Professora Dina Eva Fernandes Prates: 1967 a 1971
* Professora Aparecida Eva Fernandes Prates: 1976 a 1971
* Professora Marilú Siqueira: 1973
* Professora Odete Cirilo dos Santos: 1974
* Professora Leonice Martelli Barivieira: 1976
* Professora Edilma de Carvalho Bruning: 1978
* Professora Olga Pestana: 1979
* Professora Leonice Martelli Barivieira: 1977
* Professora Neuza Rosa Lobato dos Reis: 1980

•    Plano Municipal de Educação – PME

* Aspectos Históricos
Em 1952 o município de Mandaguari construiu no patrimônio de São João do Caiuá uma escola com duas salas. Até o ano de 1955 nada mais foi feito neste sentido por haver passado a localidade a pertencer ao Município de Nova Esperança e Alto Paraná. 

Em 1956 foi criado o Grupo Escolar de 4º classe Dec. 6.952 de 06/11/56, várias escolas isoladas na zona Rural e as escolas reunidas de Santo Antonio do Caiuá, patrimônio do município.

Em 17/01/1957 foi instalada a Escola Normal Regional. Seus principais incentivadores foram as Professoras: Alda Aguiar Silveira, Josephina D. Baiochi e Maria Pessica Franqui. Seus Fundadores: Prefeito Domingos Beraldi e o Vereador Dr. César Baiochi.

A aula inaugural deu-se no dia 01/03/1957 em uma das salas de aula, com várias autoridades presentes, entre elas: o Sr. Prefeito Municipal Sr. Domingos Beraldi, a Diretora do Curso Alda Aguiar Silveira, o Presidente da Câmara Municipal Sr. Domingos Navarro, o Médico e vereador Dr. César Baiochi; alunos e professores. A professora Josephina D. Baiochi ministrou a aula solene com o tema “História do Livro”, falou sobre o livro vivo, explicou que este é o professor que procura tirar da escuridão do analfabetismo o aluno.

Em outubro de 1958 a escola passou a ser denominada Escola Normal Regional Carlos Gomes, nome escolhido pelo corpo docente da escola. No dia 27/10/60 foi criado o Ginásio Estadual de São João do Caiuá, pelo Decreto nº 33.050/60 de 27/ 10/ 60, para funcionar no próximo ano letivo, no prédio do Grupo Escolar, à  Rua Caetano Munhoz da Rocha nº 917. Sua criação teve início com o requerimento de verificação prévio encaminhado a professores da Escola Normal Regional e o Sr. Prefeito Municipal Dr. César Baiochi, estes não mediram esforços para dar a cidade um Ginásio Estadual. No dia 14 de agosto de 1960, visitou nossa cidade o superintendente do Ensino Secundário da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, presidindo uma reunião da qual tomaram parte Dr. César Baiochi, Dr. Almir I. Salache e os professores: Modesto Barichelo, Renato Neves de Camargo, Josephina D. Baiochi, Alda de Aguiar Silveira e Ilza Godoy, ficando estabelecido que o quadro diretivo do estabelecimento fosse o seguinte: Diretor Dr. Almir I. Salache, Vice Diretor Alda Aguiar Silveira e Secretário Modesto Barichelo. No decorrer da regularização o Sr. Diretor efetuou diversas viagens a Londrina com a finalidade de regularizar o setor administrativo, organizar o corpo docente e aquisição de material didático e de consumo, materiais administrativos, móveis e utensílios. Sua criação está ligada ao fato de haver grande número de jovens que concluíam o Curso Primário com bom aproveitamento e em condições de prosseguirem os estudos e não terem possibilidade de freqüentarem o Curso Ginasial em cidades vizinhas em conseqüência das distâncias, situação econômica, etc.

Na época a economia do município era representada pelo café, o algodão, milho e o gado. Nos setores social e cultural o município possuía um Grêmio Estudantil, um grupo de teatro (GETA) detentor de vários prêmios dos festivais realizados no Paraná, e dois Clubes Culturais Recreativos.

No ano de 1963 o currículo da Escola Normal Regional passou a igualar-se com o do Ginásio com exceção da 4º série da Regional que tinha matérias de Psicologia e Didática. Os dirigentes acharam por bem solicitar a criação do curso Normal Colegial que beneficiaria os alunos que já haviam concluído o Normal Regional, bem como os alunos que concluíssem o Ginásio. Pelo Decreto 14.187 de 20 de fevereiro de 1964 fica aprovada a extinção gradativa da Escola Normal Regional e realiza-se a instalação da Escola Normal Colegial, na solenidade de instalação estavam presentes as autoridades municipais, bem como o pároco, professores e alunos.

No dia 3 de agosto de 1968, foi realizada uma reunião com o corpo docente do estabelecimento para a escolha do Patrono do Ginásio Estadual de São João do Caiuá. Foram colocados vários nomes para a votação, sendo o mais votado "Visconde de Taunay". Participaram da reunião os seguintes professores: Anirce B. Veltrini, Gilberto Della Coletta, Paulo Rocha, Neusa D. Rocha, Renaldo Franqui, Archimedes Belia, Terezinha Marques Zirr, Marli Alves de Siqueira, José Rodrigues Nascimento, Hilônico Willmann e Vanderlei Della Coletta, sendo diretora nessa época a Sra. Odilá Therezinha P. Soares.  Após recolhido os dados biográficos do Patrono pelo Professor Archimedes Belia, estes foram encaminhados à Secretaria de Educação e Cultura e em 12/11/68, através do Decreto nº 12.949, o Ginásio passa a denominar-se Ginásio Estadual Visconde de Taunay.

Em 1970 o Grupo Escolar de São João do Caiuá, pelo Decreto 20.370 de 11/06/70 passa a denominar-se Grupo Escolar Presidente Costa e Silva. No dia 24/10/79 através do Decreto nº. 1.348/79, acontece a junção do Ginásio Estadual Visconde de Taunay e do Grupo Escolar Presidente Costa e Silva, em um único estabelecimento de ensino, com a seguinte denominação: Escola Carlos Gomes - Ensino Regular e Supletivo de 1 ° Grau; o curso foi reconhecido através da Resolução nº. 2.748/81 do D.O.E. de 29/12/81; O Projeto de implantação do Ensino de 2° grau é aprovado pelo Parecer 169/81 de 21/12/81 do D.E.S.G., com a habilitação plena Magistério e Básica em Administração a partir de 1979.

 Com a Resolução 3.413 de 30/12/81, resulta a reorganização da Escola Normal Colegial Estadual Carlos Gomes e Escola Carlos Gomes Ensino Regular e Supletivo de 1 ° Grau, e através da Resolução 1.663 de 19/05/83 D.O.E n.º 1.566/83 de 28/06/83, dá-se a denominação Colégio Estadual Carlos Gomes Ensino de 1 ° Grau Regular e Supletivo e de 2° Grau Regular; sendo que pela Resolução n.º 1.804 de 23/06/83 fica reconhecido o Curso de 2° grau nas Habilitações Plenas Magistério e Básica em Administração.

Com a Resolução N.º316/88 de 02/08/88 da SEED foi implantado gradativamente a partir de 1988 o Curso de 2° grau habilitação Técnico em Contabilidade e a extinção gradativa também da habilitação Básica em Administração, sendo que pela Resolução n.º 4.039/90 de 17/01/91 fica reconhecido a habilitação Técnico em Contabilidade e segundo a Resolução n.° 4.500/91 de 24/12/91 fica autorizado o funcionamento da 4º série desta habilitação.

A partir de 08/12/92 pela Resolução 4.531/92, fica suspenso o curso de 1º a 4º série, e pela Resolução 4.514/93 de 18/08/93 o estabelecimento passa a denominar-se Colégio Estadual Carlos Gomes - Ensino de 1° e 2° graus retificando assim o art. 4° da Resolução 4.531/92 de 08/12/92. Em 29/08/97 através da Resolução 2.956/97 fica autorizado o funcionamento do Curso de 2° Grau - Educação Geral. Com as Resoluções n.º4.091/98 de 26/11/98 e n.º 4.092/98 de 26/11/98 ficam cessados definitivamente as atividades escolares das habilitações Magistério e Técnico em Contabilidade respectivamente.

Histórico da Unidade Escolar
A partir de 31/08/98 pela Resolução 3.120/98 e Deliberação 003/98 de 02/07/98 o Colégio Estadual Carlos Gomes Ensino de 1 ° e 2° Graus passa a denominar-se Colégio Estadual Carlos Gomes - Ensino Fundamental e Médio.                                     
No ano de 2002 pela Resolução 1.627/2002 fica reconhecido o Ensino Médio do Colégio Estadual Carlos Gomes.

O Colégio Estadual Carlos Gomes - Ensino Fundamental e Médio está instalado num terreno bem amplo que ocupa toda uma quadra da cidade. O prédio é ocupado também pela escola Municipal Maria Cernaki.  O colégio possui 15 salas de aulas, sendo que destas, uma é destinada à sala de vídeo, uma para a biblioteca, uma para o laboratório de informática. Ficando assim apenas 12 salas de aula para esse fim.                                    Possuímos um laboratório de ciências que é utilizado para aula de química, ciências, biologia e física. O colégio funciona em três horários: matutino, vespertino e noturno. É ofertamos Ensino Fundamental de 5º a 8º série, Ensino Médio e Sala de Apoio Pedagógico. O Colégio  Estadual Carlos Gomes tem 779 alunos, nos ensino fundamental e médio.O Colégio Estadual Carlos Gomes é o único no município que oferta o Ensino Médio regular. Esta oferta se dá nos períodos matutino e noturno, distribuídos em quatro turmas: duas de 1º série, duas de 2º série e uma de 3º série e no período noturno, distribuídos em seis turmas, sendo 02 de 1º série, duas de 2º série e duas de 3º, totalizando 10 turmas.

 No município há ainda a oferta de ensino médio supletivo no período noturno pela, EJA, que é uma extensão do Colégio Newton Guimarães de Paranavaí. As aulas são ministradas na Escola Municipal Maria Cernaki.
•    Centro Municipal de Educação Infantil Menino Jesus Histórico
Segundo relatos da comunidade em 1974, existiam aqui na região de São João do Caiuá famílias com muitos filhos. Havia até mesmo exemplos de famílias que tinham tantos filhos que davam para outras famílias. O prefeito da época o senhor Lúcio Marques resolveu aproveitar um barracão que seria supermercado e abrir uma creche.                                    A idéia na época era recepcionar as crianças de O à 12 anos de idade.                                    No começo a entidade era cercada com arames, e as crianças escapavam pelos buracos.

Quem atendia a clientela da creche, eram os voluntariados da LBA ( Legião Brasileira de Assistência); isso foi por volta de 1975 e a Neiva Pauka era a secretária e a Sirene  Félix Carneiro comandava. A maior parte da alimentação era adquirida através de um convênio com a LBA e era a base de cereais, enlatados de mistura e forneciam também o leite. O horário de funcionamento era das 06h. ás 18h.       
Tiveram dificuldades com os convênios e com os mantenedores, por isso por algum tempo fechou-se, e também tendo a falta de entendimento numa mudança política.                                    Tinham também muita ajuda financeira, de pessoas voluntárias.                                    Depois dividiram as crianças por setores (o berçário e os demais setores), onde faziam várias brincadeiras, como: teatros, colônias de férias, etc.

Com a Lei Municipal 672/82 de 02/12/82- foi criada a Creche Municipal de São João do Caiuá, e com a Lei Municipal 697/84 de 26/04/84, muda-se a denominação para Creche Municipal" Menino Jesus".No início a Creche era administrada e mantida pela Prefeitura do Município de São João do Caiuá, hoje ela continua recebendo essa ajuda, mas com um apoio do Estado, no qual é formada por uma Associação Beneficente (ABEMJE). A Creche além de abrigar as crianças, tem como objetivo cuidados de higiene, alimentação adequada e saudável, lazer e também o propósito de oferecer atividades pedagógicas, dando condições de pleno desenvolvimento, através de interações estabelecidas entre a criança e o meio físico e social.

Em decorrência das alterações na legislação a creche recebeu novas denominações, atendendo a deliberação 03/98, do Conselho Estadual de Educação, através da Lei municipal nº. 1.101, de 23 de dezembro de 2000, chama-se Centro Municipal de Educação Menino Jesus. Está situado à Avenida Rio Branco n° 555.                                     O Centro Municipal de Educação Infantil "Menino Jesus", tem o horário de funcionamento das 06h às 17h.Temos matriculado na creche 148 crianças, com uma freqüência de 100 crianças diárias.                                                                       

* Diretoras que passaram pela creche:
* Lúcio Marques: Sirene Félix Carneiro
  * Cláudio Pauka: Tereza Colli
  * Lourival S. de Souza: Maria Amada Rosa, 1988 a 1991 e Maria Odete Pelarim   
  * Cláudio Pauka: Veranilde Micheletti Bazani, 1994 a 1999.
  * Wilson Pedrazolli: Rosângela Aparecida Silva Aguiar, 1999 a 2000.
  * Lourival Félix Carneiro:- Rosângela Aparecida Mendonça, 2001 a 2002.
                                            - Fátima Vieira de Souza, 2002 a 2004.
  * Cláudio Pauka: Solange Marcos Passos, 2005 até os dias atuais.
•    Pré-Escola Alda de Aguiar Silveira
 
* Histórico da Unidade Escolar
A escola é mantida pela Prefeitura Municipal e administrada pelo Departamento Municipal de Educação, Cultura e Esportes de São João do Caiuá - Estado do Paraná.
Até o ano de 1987, a Educação Pré - Escolar funcionava no Colégio Estadual Carlos Gomes com apenas 4 turmas. Devido a grande procura por essa modalidade de Ensino, o referido colégio não oferecia espaço físico suficiente para atender a demanda.                                  Então, no dia 07 de outubro foi criada a Unidade Pré - Escolar "Alda de Aguiar Silveira",através da lei municipal nº. 761/87, para atender essa solicitação da comunidade. 
O nome Alda de Aguiar Silveira foi escolhido para homenagear uma das primeiras professoras do nosso município onde lecionou, hoje já é falecida.Diante dos avanços educacionais e das mudanças no ensino, que correspondente ao nível da transformação da sociedade brasileira, garantindo a qualidade de ensino e o acesso de todos ao conhecimento universal independente de raça, cor, sexo, situação econômica, concepção religiosa e política, nossa escola procura na medida do possível atender as exigências impostas por essas mudanças.

A senhora Alda de Aguiar Silveira, foi professora de história e geografia e a primeira Diretora da Escola Normal Regional, instalada em 17 de janeiro de 1957, na época formava-se professora do Ensino Primário (1º a 4º séries). Os ensinamentos desta escola correspondiam aos estudos de 5º a 8º séries. Em 1958, foi denominada: Escola Normal Regional "Carlos Gomes". Em  1963, a professora Alda de Aguiar Silveira e outros professores batalhavam muito em defesa da criação da Escola Normal Colegial, pois os alunos já necessitavam de uma escola de 2° grau ( os formandos dos cursos: ginasial e Escola Normal Regional). Em de 10 de abril de 1964, instalou-se a criação da Escola Normal de 2º Grau Colegial Estadual "Carlos Gomes", e a professora Alda de Aguiar Silveira continuou como diretora.

 Desde sua criação a Unidade Escolar "Alda de Aguiar Silveira", teve as seguintes diretoras:
* Edilma de Carvalho Bruning - anos de 1987 a 1990.
* Marlene Maria Carniel Silva - anos de 1991 a 2000
* Izabel Micheletti Passos - ano de 2001.
* Rosangela Aparecida Mendonça -   fevereiro a junho de 2002.
* Eliane Cristina Arenas - 20 de junho de 2002 até outubro de 2003
* Leila Gisela Santos Silva – outubro de 2003 a dezembro de 2004.
* Maria Góss Oliveira Malvezzi – 2005 até os dias atuais.
•    APAE * Histórico da Entidade
A APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, é um movimento que se destaca no país pelo seu pioneirismo. Nascida no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954, na ocasião da chegada ao Brasil de Beatrice Bemis, procedente dos Estados Unidos, membro do corpo diplomático norte-americano e mãe de uma portadora da Síndrome de Down. No seu país, já havia participado da fundação de mais de duzentas e cinqüenta associações de pais e amigos; e admirava-se por não existir no Brasil, algo assim. Motivados por aquela cidadã, um grupo, congregando pais, amigos, professores e médicos de excepcionais, fundou a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE do Brasil. A primeira reunião do Conselho Deliberativo ocorreu em março de 1955, na sede da Sociedade Pestalozzi do Brasil e esta colocou a disposição, parte de um prédio, para que instalassem uma escola para crianças excepcionais. O movimento logo se expandiu para outras capitais e depois para o interior dos Estados. Hoje, decorridos mais de quarenta anos, são cerca de mil e quinhentas, espalhadas pelo Brasil. É o maior movimento filantrópico do Brasil e do mundo, na área da deficiência. É uma explosão de multiplicação, verdadeiramente notável sob todos os aspectos, levando-se em conta as dificuldades de um país como o nosso terrivelmente carente de recursos no campo da Educação e mais ainda, na área de Educação Especial.

A APAE vem a ser constituída, por pais e amigos de uma comunidade significativa de alunos portadores de necessidades especiais, contando para tanto com a colaboração da sociedade em geral, do comércio, da indústria, dos profissionais liberais, dos políticos, enfim, de todos quantos acreditam, apostam e lutam pela causa da pessoa portadora de deficiência.

No ano de 1986 foi fundada no Colégio Estadual "Carlos Gomes", uma sala especial para alunos com aprendizagem lenta, incluindo deficientes auditivos e deficientes mentais. Nesta sala foram selecionadas as professoras Maria do Carmo Batista da Silva e Luzia Coelho dos Santos, para fazerem especialização para atuarem neste campo educacional. Com a abertura da sala especial alguns pais solicitaram o atendimento educacional de seus filhos e foi impossível integrá-los, pois eles não eram alunos de sala especial e sim de escola especial. Daí veio o interesse das professoras em ajudar de alguma forma estas crianças. Elas procuraram as autoridades municipais e foi criado um órgão de assistência às crianças excepcionais e com esforços e pesquisas fundaram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE.

Em 1990, foi realizada uma reunião no Clube Municipal de São João do Caiuá, onde estavam presentes pessoas integradas e envolvidas com a APAE de Paranavaí e de outras localidades e formaram uma comissão ficando estabelecida a organização e fundação da entidade APAE de São João do Caiuá.  Com o apoio do prefeito municipal Lourival Sampaio de Souza foram adquiridos meios, local e subsídios para que a escola pudesse funcionar. No dia 7 de outubro de 1991, a Escola Especial "Raio de Sol" - APAE foi inaugurada. Nesta época a escola funcionava numa casa alugada pela prefeitura municipal até que a escola conseguisse seu prédio próprio. Como a escola não tinha recursos suficientes, a Prefeitura se propôs a pagar o salário dos professores e funcionários da escola. Através da Prefeitura Municipal conseguimos junto à Secretaria de Estado da Educação a construção do prédio da escola, e em abril de 1993, mudamos para a sede própria. Pela qualidade do atendimento e a conscientização da comunidade o número de alunos vem só aumentando. São pessoas que buscam o melhor para seus filhos.
Total de alunos na APAE: 79 alunos.
* Diretoras que passaram pela APAE:
   * Luzia Coelho dos Santos: 1991 a 1997.
      * Renata Adriana Oliveira Campos: 1997 a 1998.
      * Dirce Barivieira Passos: 1999 a 2004.
      * Luzia Coelho dos Santos: 2005 até os dias atuais.

* Presidentes da APAE:
  * Maria José dos Reis Coelho de Souza: 1990 a 1992.
     * Sônia Maria Aued: 1993 até janeiro de 2004.
     * Dorivaldo B. Passos: janeiro/julho de 2004.
     * Maria Marlene dos Santos: junho/dezembro de 2004.
     * Lígia Maria Willemann Pedrazzoli: 2005 a 2007.
     * Maria José dos Reis Coelho de Souza: 2008  até 2010.
•    Escola Municipal Maria Cernaki- Ensino Fundamental.Histórico da Unidade Escolar
A Escola, Municipal Maria Cernaki é mantida pela Prefeitura Municipal e administrada pelo Departamento Municipal de Educação, Cultura e Esportes de São João do Caiuá - Estado do Paraná. Até o ano de 1992, o Ensino Fundamental referente às quatro séries iniciais e a Educação Especial, eram de responsabilidade do Estado e funcionavam no Colégio Estadual Carlos Gomes. A partir de 1993, o Município assumiu a municipalização do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série e Educação Especial, em cumprimento ao disposto no Artigo 211 da Constituição Federal, criando a Escola Municipal Maria Cernaki, através do Decreto Municipal nº 1.147/92, em 08 de julho de 1992 e foi autorizada a funcionar pela Resolução n° 4.528/92, de 08 de dezembro de 1992, publicada na página 25, do Diário Oficial nº 3.924, do Estado do Paraná. O nome "Maria Cernaki" foi escolhido para homenagear uma das primeiras professoras do nosso município, hoje falecida, que aqui lecionou até aposentar-se.

A Escola Municipal Maria Cernaki - Ensino Fundamental tem sua sede à Rua Caetano Munhoz da Rocha, nº 901, no Município de São João do Caiuá, Estado do Paraná. Em decorrência da Municipalização do Ensino Fundamental através da Lei Municipal n° 881/92, e o Termo Cooperativo de Parcerias Educacionais n° 315/93 celebrado entre ambos, a Secretaria de Estado da Educação cedeu o prédio para o Município, onde funciona a referida escola, ficando a manutenção e administração sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de São João do Caiuá - Estado do Paraná.                                     O mobiliário e todo material didático do referido estabelecimento escolar pertencem à Prefeitura Municipal.

Diante dos avanços educacionais ocorridos na última década com conseqüentes mudanças no ensino, correspondentes ao nível da transformação da sociedade brasileira, que garantem a qualidade de ensino e o acesso de todos ao conhecimento universal, independente de raça, cor, sexo, situação econômica, concepção religiosa e política, nossa escola procura na medida do possível, atender as exigências impostas por essas mudanças.

Desde a municipalização a Escola Municipal Maria Cernaki, teve as seguintes diretoras:
* Ivanilda Arneiro Arcanjo: 1992 a 1994.
* Hilda Dias: 1995 a 20 de agosto de 2000.
* Osmarina da Silva Carniel Cavalcante: eleita pelo voto direto, empossada no dia 21 de agosto de 2000 até 13 de fevereiro de 2004.
* Edilma de Carvalho Bruning – Janeiro de 2005 a julho 2007.
* Leonice Martelli Barivieira de  Oliveira –  outubro de 2007 até os dias atuais.

A professora Maria Cernaki, cujo nome é homenageado, nasceu na cidade de Lapa, Estado de São Paulo, no dia 17 de setembro de 1924, filha de Mihai Gulajas e Agati Maria. Era casada com o Senhor Jorge Cernaki.

A Escola Municipal Maria Cernaki - Ensino Fundamental tem por finalidade, atendendo ao disposto na constituição Federal e Estadual, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Lei Orgânica do Município, ministrar o Ensino Fundamental (de 1º a 4º série) e Educação Especial, observadas, em cada caso, a legislação e as normas especificamente aplicáveis.
Tendo como fins:
I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, sendo vedada qualquer forma de discriminação e segregação;
II - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e saber;
III - Gratuidade do ensino público;
IV - Instituir um sistema escolar em que haja interação e participação democrática de todos os seus componentes;
V - Efetivar a ação educacional valorizando a ética, a formação de atitudes, solidariedade e sentido com responsabilidade;
VI - Valorização do profissional da educação escolar;
VII - Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;
VIII - Garantia e valorização de uma educação básica unitária;
IX - Garantia de padrão de qualidade.
•    EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

A escola é um dos espaços em que os educandos desenvolvem a capacidade de pensar, ler, interpretar e reinventar o seu mundo, por meio da atividade reflexiva. A ação da escola será de mediação entre educando e os saberes, de forma a que o mesmo, assimile estes conhecimentos como instrumentos de transformação de sua realidade social. A educação de jovens e adultos - EJA proporciona o compromisso com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo que os educandos que não foram oportunizados do processo de escolarização ou não puderam concluir seus estudos na idade regular venham a participar política e produtivamente das relações sociais, com o comportamento ético e compromisso político, através do desenvolvimento da autonomia intelectual e moral.

O número de analfabetos e ou semi-analfabetos é considerado alto em relação ao número de habitantes do município. Segundo os dados apresentados em 2004, no primeiro Encontro do Programa Paraná Alfabetizado, realizados em Faxinal do Céu, São João do Caiuá possuía 745 habitantes considerados analfabetos. Além do IBGE são realizados levantamentos periódicos destes índices, através dos Agentes de Saúde, que são arquivados em computadores nos Programas Sociais do governo.

Diante desta constatação, os programas existentes de Educação de Jovens e Adultos não atendiam as necessidades. Para reverter esta situação foi implantado, em todo estado no ano de 2004, pelo governo do estado o Programa Paraná Alfabetizado.                                                                
O objetivo deste programa é alfabetizar os alunos e encaminhá-los para o EJA Fase I, sem nenhuma promoção. O aluno ingressará no Primeiro Período da EJA - Fase I.

Hoje, o município oferta EJA - Fase I (1°, 2° e 3° Período), EJA - Fase II - Ensino Fundamental e Médio, no período noturno e o programa Paraná Alfabetizado no período noturno e vespertino, oferecido pelo Estado que procuram atender de maneira satisfatória a todos que não foram oportunizados de estudar e se encontram defasados na faixa etária que se encontram.

A EJA Fase I é de âmbito municipal e toda matrícula ou documentação escolar fica no sistema da secretaria da Escola Municipal como no Ensino Regular desde o primeiro semestre de 2006 quando a EJA foi implantada em todos os municípios. Nos anos anteriores o ensino Supletivo era semi-presencial e os alunos faziam exames de equivalência no CEEBJA de Paranavaí. Qualquer pessoa podia se inscrever, mesmo estando fora da escola, e se aprovado avançar nos estudos. A EJA - Fase I é seqüenciada por Períodos, sendo que o Primeiro Período é de 600 horas, o Segundo e o Terceiro Período de 300 horas, totalizando no final 1200 horas de curso.

As áreas de conhecimento são: Português, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza. No Segundo e Terceiro período os alunos são avaliados como no Ensino Regular, em dois bimestres tendo que alcançar a média 6,0 em cada área de conhecimento e ter 75% de freqüência. No Primeiro Período, no início do ano, os alunos que já estudaram anteriormente ou têm conhecimentos além do período, são avaliados nas três áreas de Conhecimento e reclassificados para o Segundo ou Terceiro Período. No meio do ano se efetuar matrícula o aluno pode ser classificado para o período que se adequar.

Os professores regentes participam regularmente dos cursos de capacitação oferecidos pelo município para o Ensino Regular. As maiorias dos professores que atendem esta clientela possuem Graduação, Pós-graduação e inclusive a especialização em Educação Especial. São lotados seguindo os critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Os materiais didáticos são disponibilizados aos alunos conforme a necessidade. Os livros didáticos dos alunos nem sempre estão de acordo com a realidade dos alunos, sendo necessário incluírem materiais diversificados nas aulas. 

Na EJA Fase II - Ensino Fundamental e Médio os alunos concluem em dois anos o Ensino Fundamental (5º a 8º série) e em dois anos o Ensino Médio. A carga horária é distribuída por horas aulas diferenciadas de acordo com cada disciplina, que são ministradas uma de cada vez. Os professores regentes são lotados de acordo com sua área de formação, segundo os critérios de distribuição de aulas do Núcleo Regional de Educação. As matrículas podem ser feitas no início de qualquer disciplina oferecida no ano e os alunos matriculados ou não podem participar do Provão realizado duas vezes por ano nas disciplinas ofertadas, e se aprovado fica dispensado de cumprir a carga horária da mesma. Todas as matrículas efetuadas, documentação escolar são encaminhadas para a Escola Newton Guimarães - Paranavaí, setor que coordena as turmas do município.

Os professores participam mensalmente de reuniões pedagógicas em Paranavaí, com todos que coordenam este setor e recebem apostilas de acordo com a disciplina trabalhada. Por ser de âmbito estadual o município contribui cedendo às salas de aula, o transporte escolar e contribui quando necessário com a merenda escolar.

A EJA Fase I e Fase II - Ensino Fundamental e Médio é ofertado em salas da Escola Municipal Maria Cernaki, situada na Rua Caetano Munhoz da Rocha nº 901, no Período Noturno. As salas de aula são arejadas e iluminadas com mobiliários adequados para os alunos. Eles não têm acesso à Biblioteca ou a informática. O município conta apenas com a Biblioteca Municipal que está localizada fora do pátio da escola e faz parte da Casa da Cultura. A escola possui sala de informática apenas para atender os alunos de Sala Especial, no período diurno.
•    PARANÁ ALFABETIZADO             Teve seu início no ano de 2004, com um total de 845 analfabetos no município, conseguiram 18 turmas distribuídas em pólos, zona rural, urbana e atendimento domiciliar. Na área urbana são os seguintes locais de atendimento: Salão Paroquial, Conjunto Aeroporto, Cruzeiro do Sul, Escola Maria Cernaki, Colégio Estadual Carlos Gomes e na área rural: Vila rural, Assentamento Taperivá, Acampamento São Fabiano.                        Este programa é feito por edições com duração de 8 meses, estando na 5º edição. Este trabalho busca parceria com a prefeitura, saúde com palestras de qualidade de vida.Os professores do Programa Paraná Alfabetizado recebem capacitação em Faxinal do Céu e, além disso, a coordenadora local participa periodicamente de encontros em Maringá, repassando a seguir para os alfabetizadores. Para se inscrever precisam ter o Magistério ou qualquer outro curso de Ensino Médio para a zona rural. São selecionados de acordo com o tempo de serviço no programa e Cursos de Capacitação que possuem. O programa não aprova os alunos para outras séries, seu objetivo é alfabetizar, oferecer conteúdos básicos aos alunos e encaminhá-los para a EJA – Fase I.


A partir de 2007 todos os alunos da EJA têm acesso a merenda escolar, pois através do levantamento do Censo escolar realizado nos dados das matrículas com informações estatísticas educacionais de âmbito nacional realizada anualmente todos os níveis da Educação Básica em seus diferentes níveis e modalidades são envolvidos.                                    Todos os Programas da EJA possuem Proposta Pedagógica, que é elaborada pelos professores e readequada periodicamente pela equipe pedagógica. Todo trabalho pedagógico é embasado nesta proposta. Os alunos da EJA geralmente participam dos eventos programados pelo município, principalmente de palestras realizadas na Casa da Cultura relacionadas a saúde e qualidade de vida.
                
•    EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Com processo de universalização e democratização da educação, a educação à distância, passou a desempenhar um papel de suma importância no campo educacional, pois desta forma tornou-se possível atender as necessidades que na maioria das vezes impedem às pessoas de ter acesso à educação, assim como a falta de tempo, disponibilidade de deslocamento, recursos financeiros etc.

De acordo com o Plano Nacional de Educação temos um grande paradoxo, isto é, se de um lado temos a educação à distância como meio de universalização e democratização do ensino, temos por outro lado todo um complexo que envolve não só a qualidade de programas educacionais voltados a essa área, como também a garantia de acesso generalizado a esses tipos de programas.


* CND – Curso Normal À Distância

O curso CND - Curso Normal à Distância  do IESDE, vinculado ao Colégio João Bagozzi de Curitiba teve seu início em abril de 2003, sendo concluído em março de 2005. Nível de 2º grau. As tutoras foram Veranilde Micheletti Bazani e Sueli Aparecida Salvadego Águila.As 21 alunas que concluíram o curso foram:

* Anenilda Alves Teixeira.
        * Cecília Carvalho do Nascimento dos Santos.
        * Claudia Moreira Arneiro.
        * Daniella Aparecida Miqueletti Nunes Pereira.
        * Divanira de Caíres Silva Arneiro.
        * Edilse Maria Ramos.
        * Edna Jacia Pim.
        * Edna Marcucci Aragão.
        * Eunice Maria Silva.
        * Gislaine Fermiano de Abreu Francisco.
        * Juliana de Fátima Biscola Ribas Silva.
        * Keila Cristina da Silva Cardoso 
        * Maria Aparecida dos Santos
        * Maria Elenilda Batista dos Santos
        * Maria Elisabete Vieira dos Santos
        * Marly Sirlene Marques da silva
        * Rosalina Rodrigues de Lima
        * Roselilse Liliane Colombo Marques
        * Rutte Ferreira dos Passos
        * Sara de Souza
        * Vera Lucia Alves da Rocha
Curso Normal Superior À Distância
Foi realizado um levantamento de dados sobre a educação à distância neste município e ficou constatado que o primeiro curso EAD, deu-se por necessidade de atender aos professores que não tiveram acesso ao ensino superior, foi realizado um convênio com a Universidade Estadual de Maringá (UEM)  e o município formou  a primeira turma do curso Normal Superior a Distância no ano de 2003.                                  
A primeira turma do Normal Superior à Distância iniciou-se no ano de 2003, sob a coordenação das tutoras Sandra Smecelato e Elizabete Gonçalves da Silva, tendo no total 10 alunas abaixo citadas:

* Brasilina Santana Cancelieri
* Edite dos Santos Zonta
* Eliane Aparecida Pereira
* Ivanda Mascarenhas Batista Alves
* Ivanilde Mataroli de Godoy
* Juvenete Aparecida dos Santos Souza
* Maria Goss Oliveira Malvezzi
* Osmarina da Silva Carniel Cavalcante
* Rosângela Aparecida Silva
* Vera Anice Gonçalves
A segunda turma teve início em 2006 coordenada pela tutora Veranilde Micheletti Bazani, com 28 alunas:

* Anenilda Alves Teixeira
* Cassia Fernanda de Souza
* Cleuza Rodrigues de Lima Nascimento
* Divanira de Caires Silva
* Elenice Maria da Silva Ribas
* Eliana Aparecida Gusmão
* Fátima Vieira dos S. P. de Souza
* Gisiele Mioranza Barbão
* Gislaine Fermiano de Abreu
* Ivanilda Arneiro Arcanjo
* Izabel Micheletti Passos
* Janete Lima Bazani Nogueira
* Juliana de Fátima Biscola Ribas Silva
* Keila Cristina da Silva Cardoso
* Luciana Gomes Terra
* Maria Aparecida dos Santos Bazani
* Marilene da Silva Cambiriba
* Marlene Taioque de Andréa Silva
* Nanci Maria Silva
* Rosana de Sousa
* Roseli de N. do P. de Vasconcelos
* Roseli dos Santos Correa
* Roselilse Liliane Colombo Marques
* Rosemeire Izidoro de Lima
* Rozangela A. Palermo Passos
* Sara de Souza
* Tania Aparecida Zanueli Arneiro
* Viviane da Silva Piovesan
A terceira turma do normal superior iniciou no ano de 2007, coordenada pela tutora Ediléia Ferreira de Assis tendo 19 alunas.

* Ana Cristina de Almeida Buss.
* Cecília Carvalho do Nascimento
* Cláudia Gomes Rocha
* Daniella Aparecida Miqueletti Nunes Pereira
* Dirce Barivieira Passos
* Edna Marcucci R. Aragão
* Eliete Ferreira da Silva Romio
* Iraídes Ferreira dos Santos
* Ivanilza Dias da Silva Viana
* Izabel Aparecida Francisco Dourado
* Leandro Donizete Mendes
* Maria Severina Capatto
* Maria Aparecida do Nascimento
* Monia Andrezza Duarte Santos
* Noemia dos Santos Silva
* Patrícia dos Santos Silva
* Priscila Pereira dos Santos
* Sueli Aparecida dos Santos Frigo
* Vanda Ferreira
RELIGIÕES
•    Igreja Católica Apostólica Romana A paróquia de São João do Caiuá, tendo como padroeiro São João Batista, foi criada em 01 de novembro de 1955, por Dom Geraldo de Proença Sigaud, Bispo de Jacarezinho, desmembrada da paróquia de Alto Paraná, o primeiro pároco foi o Padre Marcos Alija Ramos, nesta época a paróquia possuía seis capelas, a Capela Nossa Senhora Aparecida, São Francisco, Setor Dona Mara, Setor Santa Luzia, Setor Campo Santo e Setor Guararuba (fazenda). A paróquia hoje tem um patrimônio paroquial composto por Igreja, Casa Paroquial, Salão Paroquial, Centro Catequético e o Centro Social São João Batista, o Padre Claudiomar Cardoso é o atual pároco. A principal festa da paróquia é a festa do padroeiro que se realiza no mês de junho.

O primeiro batismo foi realizado no dia 23 de novembro de 1952 de Francisco Pereira da Silva, filho de José Bento da Silva e Maria Pereira e Casamento no dia 15 de abril de 1957 de Jaime Tavares dos Santos e Onci Lopes.

A história da Igreja Católica Apostólica Romana cobre um período de aproximadamente dois mil anos, e uma das mais antigas instituições religiosas em atividade, influindo no mundo em aspectos espirituais e religiosos, morais, políticos e sócio-culturais. O atual Papa é Bento XVI (nome de batismo Joseph Ratzinger) eleito em 19 de Abril de 2005. O Papa também é conhecido como sucessor do apóstolo Pedro, sendo este o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade da Igreja Universal. O Papa é o vigário de Cristo, cabeça do colégio dos Bispos e pastor de toda a Igreja, sobre a qual, por instituição divina, teria poder pleno, supremo, imediato e universal.

A Igreja define-se pelas palavras do Credo, como: 
* una - porque nela subsiste a única instituição verdadeiramente fundada e encabeçada por Cristo para reunir o povo de Deus, porque tem como alma o Espírito Santo, que une todos os fiéis na comunhão em Cristo e porque tem uma só fé, uma só vida sacramental, uma única sucessão apostólica, uma comum esperança e a mesma caridade; 
* santa - porque é a Noiva de Cristo "se tornará Esposa quando se derem as bodas celestiais" (Cristo entregou-se por ela), por sua ligação única com Deus, o seu autor, e que visa, através dos sacramentos, santificar, purificar e transformar os fiéis; 
* católica - porque é universal, espalhada por toda a Terra, portadora da integralidade e totalidade do depósito da fé e nela está presente Cristo ("Onde está Cristo Jesus, aí está a Igreja Católica", citação de Santo Inácio de Antioquia); 
* apostólica - porque ela é fundamentada na doutrina dos apóstolos cuja missão recebeu sem ruptura.


•    Congregação Cristã no Brasil                   Fundada no Brasil em 1910 no Estado do Paraná na cidade de Santo Antônio da Platina     pelo italiano Louis Franciscon. Em São João do Caiuá começou num sítio, em 1953 foi construída a primeira igreja na Rua Maringá. Com o aumento dos membros e aquisição de um terreno foi construída uma de madeira onde hoje é a sede na Rua Silvestre Tarniovi, onde os cultos são realizados às quartas-feiras, sábados e domingos às dezenove e trinta horas. O primeiro cooperador foi João Bernardinelli, depois José Arneiro Filho (Zico Arneiro), David. Rodrigues, Geraldo Figueiredo e o atual é José Ramos. Hoje tem uma média de duzentos membros e é mantida por uma coleta chamada manutenção que é uma doação espontânea e voluntária feita pelos membros para pagamento de água, luz, material de limpeza e higiene. Temos também coleta para construção,reforma e reparo nas igrejas,coleta de viagem para os irmãos atenderem as obras como batismos e santas ceias, coleta da piedade para atender os doentes e menos favorecidos.

               A igreja central regional é em Paranavaí, onde se encontram os anciãos, secretário, tesoureiro e conselheiros fiscais e toda a documentação que regulamenta seu funcionamento. Em todas as igrejas tem uma orquestra onde os músicos estudam e tocam nos cultos com seus instrumentos, estes instrumentos são adquiridos pelos músicos e tocam sem receber salário, só pelo prazer de louvar a Deus enquanto que a irmandade canta acompanhando a orquestra com um hinário composto de quatrocentos e cinqüenta hinos inspirados na Bíblia.                  
 Alguns Pontos de Doutrina e da Fé Cristã:
*  Nós cremos na inteira Bíblia e aceitamo-la como infalível Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a ela nada se pode acrescentar ou diminuir. É também o poder de Deus para salvação daquele que crê. (II Pedro, 1:21;II Tim.,3:16,17; Rom.1:16).
*  Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Ef.,4:6;Mat., 28:19; I João, 5:7).
*  Nós cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus,é a Palavra feita carne, havendo assumido uma natureza,no ventre de Maria virgem, possuindo ele por conseguinte,duas naturezas , a divina e a humana. (Luc., 1:27,35; João 1:14; I Pedro 3:18)
*  Cremos que a regeneração, ou no novo nascimento,só se recebe pela fé em Jesus Cristo, que pelos nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação.(Rom.,3:24 e 25; I Cor.,1:30; II Cor., 5:17).
* Cremos no batismo na água, com uma só imersão, em Nome de Jesus Cristo e em nome do Pai ,do Filho e do Espírito Santo.(Mat., 28:18,19).
* Cremos na Santa Ceia. “Jesus Cristo na noite em que foi traído, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-o aos discípulos dizendo: ‘‘Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.” Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: ’’Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue que é derramado por vós.” (Lucas 22:19,20; I Cor.,11: 24,25).
* Nós cremos que haverá a ressurreição corporal dos mortos, justos e injustos. Estes irão para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. (Atos, 24:15;Mat.,25:46).
•    Igreja Pentecostal Deus é Amor É uma denominação brasileira originária da segunda onda do Pentecostalismo.                                     A sua membresia foi estimada em 20.000.000 aderentes, servidos por cerca de 20.000 igrejas, a maioria reunida em prédios comerciais. Seus membros, tanto homens como mulheres, são doutrinados à renunciar os desejos errados (chamados de vaidades carnais e pecaminosas) e se consagrarem a Deus em santificação não só  da alma e do espírito, mas também do corpo. A IPDA tem uma grande penetração entre as comunidades mais carentes do Brasil, ainda que seus programas de rádio, pertencente à cadeia de intitulada “Voz da Libertação” atinjam diversos países do mundo (principalmente pelo uso de programas de rádio via satélite e internet).

 Fundada em 03 de Junho de 1962 pelo Missionário David Martins Miranda. Com sede Mundial situada na Avenida do Estado 4568 em São Paulo, capital, mas existe em todo o mundo. Em São João do Caiuá na  Avenida Rio Branco nº 556. Fundada em 1991 sendo o primeiro Pastor Pedro Costa Macedo. Hoje o Pastor é Rafael Aparecido de Freitas. Os cultos são nas quartas-feiras, sextas-feiras e sábados à partir das dezenove horas. Segundo o Pastor Rafael a igreja é mantida por doações dos fiéis. A doutrina é baseada na Bíblia Sagrada. Os batismos são feitos nos rios pelos presbíteros em Paranavaí.Os casamentos são nas próprias cidades.

•    Igreja Evangélica Assembléia de Deus Fundada na Noruega. Em 11 de Julho de 1908 no Brasil por Daniel Bergem e Gurinarnar Vingren e sua esposa Frida Vingren no Pará em Belém. A sede é em São Paulo no Bairro do Belém e o Presidente Wellington Bezerra, e hoje se expandiu para o mundo todo.
Em São João do Caiuá está situada na Avenida Rio Branco 340 seu primeiro presbítero foi Pedro Queiroz e o atual é o senhor Edmundo Pereira. Os cultos são às quintas-feiras. Sábados e domingos as dezenove e trinta horas aberto ao público e nas terças-feiras tem encontro dos fiéis para ensinamentos. A igreja é mantida por ofertas alçadas e dízimos para quem quer fazer esse tipo de doação.                                    
Quanto a doutrina é baseada na é baseada na Bíblia Sagrada e os dez mandamentos se resume em dois “Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo”. Crê no batismo do Espírito Santo em falar em linguagens dos anjos e em todos os dons.                                    Cremos que Deus é o Pai criador de todas as coisas e enviou seu filho Jesus Cristo para morrer por todo aquele que crer. O batismo a partir dos dez anos por  imersão com curso para preparação e solteiros da mesma doutrina.Esses relatos foram transmitidos pela senhora Celina Mariusso.
•    Igreja Batista Renovada
 
Situada a Avenida Cruzeiro do Sul, nº. 07, fundada em 07 de fevereiro de 2007.                                    O nome do fundador e atual pastor é o Senhor André Luiz da Silva, os dias de culto- domingo, quarta-feira e sexta-feira as 19h30min. A Igreja é mantida pelos fiéis.
A doutrina é cumprir a palavra de Deus (Salmo 119:105). O batismo é por imersão e submersão, o casamento é cívico e religioso. 

•    Comunidade Evangélica Adonai

Essa igreja foi fundada no Brasil, na cidade de Paranavaí no ano de 2001.                                     Em São João do Caiuá fica na Avenida Rio Branco 703 e foi fundada em 16 de Novembro de 2007 e o Pastor atual é o senhor Arlindo Zavinho Aragão.                                    Os cultos são as quartas, sextas-feiras e domingos das 19h30min às 21h45min h e Segundo ele a doutrina da igreja é a Bíblia Sagrada e os batismos são realizados na água e os casamentos podem ser na igreja ou outro lugar dependendo das condições dos noivos. A igreja é mantida por dízimos e ofertas (Malaquias 3:10 ). 
•    Igreja Evangélica Missionária Só o Senhor é Deus Foi fundada no Brasil, em Maringá ( sede mundial) em 13 de Agosto de 1974, mas já existe em outros países como Argentina,Paraguai, Holanda e Bolívia. Em São João do Caiuá está situada na Rua Marajó 276 e o primeiro Pastor foi o senhor Paulo e o atual é o senhor Roberto Ferreira Campos, os cultos são aos domingos das 19h00min às21h00min, as quartas e sextas-feiras das19h30min ás 21h30min. Os casamentos são no cartório, depois na igreja ou onde os noivos desejarem. Não batiza crianças, mas são apresentadas a Deus. O batismo é em nome do Pai, Filho e Espírito Santo em águas correntes. A igreja é mantida com dízimos e ofertas. A igreja reconhece, declara e tem por crença doutrinária que:
* O seu único chefe espiritual é Jesus Cristo, Nosso Senhor, e que para o seu governo e disciplina segue os ensinamentos da Bíblia Sagrada;
*  As Escrituras Sagradas, compostas do Antigo e Novo Testamentos, são inteiramente
inspiradas por Deus,infalíveis na sua composição original e completamente dignas de confiança em quaisquer área que venham a se expressar,sendo também a autoridade final e suprema da fé e conduta;
* Há um só Deus eterno, poderoso e perfeito, distinto em sua trindade: Pai, Filho e Espírito Santo;
* Jesus Cristo nasceu do Espírito Santo e da Virgem Maria, é verdadeiro Deus e verdadeiro homem; é o único mediador entre Deus e o homem; somente Ele foi perfeito em natureza, ensino e obediência;
* O Espírito Santo é o regenerador e santificador dos redimidos, o doador dos dons e frutos espirituais, o Consolador permanente e Mestre da Igreja;
* Em Adão a humanidade foi criada à imagem e semelhança de Deus. Através da queda de Adão, a humanidade tornou-se radicalmente corrupta, distanciada de Deus e desintegrada de seu coração. A necessidade premente o homem é a restauração de sua comunhão com Deus, a qual o homem é incapaz de operar por si mesmo;
* Salvação eternal, dom de Deus, tem sido providenciada para o homem unicamente por sua graça e através da morte vicária de Jesus Cristo. Fé é o meio pelo qual o crente se apropria dos benefícios da salvação da Sua morte; 
* Jesus Cristo ressuscitou fisicamente dentre os mortos; ascendeu aos céus e voltará na
consumação do séculos para julgar tanto justos como injustos;
* Punição eterna,incluindo separação e perda de conhão com Deus,é o destino final e irregenerado(homem) e satanás com todos os seus anjos;
* A igreja cristã,que é o corpo e a noiva de Cristo,é consagrada à adoração e ao serviço de Deus, através da proclamação fiel da palavra,a prática de boas obras e a observância das ordenanças: o batismo e a celebração da ceia do Senhor;
* A tarefa da igreja é ensinar todas as nações,fazendo que o Evangelho produza frutos em cada aspecto da vida e do pensamento.A missão suprema da Igreja é a salvação das 
almas.Deus transforma a natureza humana,tornando-se isto então o meio para a redenção da sociedade dos séculos para julgar tanto justos como injustos;

•    Testemunhas de Jeová

Fundada nos Estados Unidos da América na década de 1870 em Allegheny, Pensilvânia, agora parte de Pittsburgh. Hoje há cerca de 6.000.000 de Testemunhas em mais de 230 países. Em São João do Caiuá se encontra situada na Rua Santo Pedrazolli 342 e o responsável chamado de “ancião”, ou seja, pessoa madura em sentido espiritual chama-se José Roberto Susart, esta congregação local tem cerca de doze anos em nossa cidade. E o primeiro ancião foi o senhor José da Silva Alves em 2003. A igreja é mantida por donativos voluntários (II Cor. 9:7). Os encontros são nas terças, quintas e sábados sempre às dezenove horas e trinta minutos.

Os batismos são por imersão em água corrente ou piscinas e são realizados em Reuniões maiores que chamamos de Assembléias ou Congressos. Quanto aos casamentos, seguindo a norma bíblica de Romanos 13:1 onde nos incentiva a obedecer às autoridades, são realizados no cartório civil e depois segue pra o Salão do Reino das Testemunhas de Jeová local para uma palestra bíblica.
Alguns pontos de crenças e doutrinas:
* A Bíblia é a palavra de Deus e é a verdade.
* A Bíblia é mais confiável que a tradição
* O nome de Deus é Jeová.
* Cristo é o filho de Deus e é inferior a Ele.
* Cristo foi à primeira criação de Deus.
* Cristo morreu numa estaca não numa cruz.
* A vida humana de Cristo foi paga como resgate pelos humanos obedientes.
* O sacrifício único de Cristo foi suficiente.
* Cristo foi levantado dos mortos como pessoa espiritual, imortal.
* A presença de Cristo é em espírito.
* Estamos agora no tempo do fim.
* O Reino sob Cristo governará a terra em justiça e paz.
* A terra nunca será destruída, nem ficará despovoada.
* Os iníquos serão destruídos para sempre.
* Os que Deus aprova receberão vida eterna.
* A morte humana deve-se ao pecado de Adão.
* O inferno é a sepultura comum da humanidade.
* A esperança para os mortos é a ressurreição.
* Orações devem ser dirigidas só a Jeová, mediante Cristo.
* Não se devem usar imagens na adoração.

Estes pontos de doutrinas foram extraídos de um folheto de nome “Em que crêem as Testemunhas de Jeová, e as informações pelo casal José Roberto Susart e Greyce”.

•    Igreja Adventista do Sétimo Dia

O início da igreja foi no ano de 1844, mas sua organização só aconteceu em maio de 1863 na cidade Battle Creek, no estado de Michigan nos Estados Unidos da América. Em São João do Caiuá foi fundada em fevereiro de 2000, seu primeiro pastor foi o senhor Issac de Almeida.  A igreja é mantida com os dízimos e ofertas voluntárias dos fiéis.O batismo é por imersão, somente um pastor Ungido (aprovado pela organização) ou Ancião quando também aprovado pela organização pode realizá-lo. O casamento é feito primeiro no civil e depois na igreja, só casamos pessoas na igreja desde que elas não tenham praticado relação prémarital.A igreja em nossa cidade este localizada a rua Luiz Arneiro, nº. 976, os dias de culto são aos sábados as 9:00h; domingos e quarta-feira as 20:00h seu pastor atual é o senhor Ismael Rosendo Landin, o qual nos forneceu estas informações.

•    Umbanda

Umbanda é o nome de uma religião afro-brasileira que mistura ensinamentos do Espiritismo de Alan Kardec, do catolicismo e de seitas trazidas pelos escravos africanos. “Uma reunião de fiéis para um ritual de umbanda é chamada de Sessão”, dirigida por um homem (Pai de Santo) ou por uma mulher (Mãe de Santo) também chamados de Chefe de Terreiro. De acordo com a crença eles poderiam incorporar espíritos de pessoas mortas chamadas “Entidades”. Esses espíritos podem ser caboclos (índios), figuras religiosas,doutores,negros africanos ou brasileiros ( “Pretos Velhos”, “Pai Joaquim”, “Pai Arruda”, “Tia Joana”,etc). Estas incorporações acontecem durante as sessões no “terreiro”, “centro” ou “tenda”, um aposento grande com um altar, onde os membros cantam “pontos”,dançam ou apenas pedem conselhos à entidade. Durante a sessão o chefe de terreiro é ajudado por homens e mulheres chamados “Filhos de Santo” ou “Cambonos”. É errado chamar Umbanda de “macumba”, pois macumba é outra religião afro-brasileira denominada “Quimbanda” ou “magia negra”.

No ano de 1960 surgiu na cidade o terreiro de Umbanda Pai João num prédio de alvenaria que realizava sessões de benzimentos as segundas, quartas e sextas-feiras, segundo a Srª. Virgilina de Jesus M. Valentim, atraindo um grande número de pessoas, inclusive de outros municípios. Esse terreiro conhecido na comunidade como Saravá, foi destruído no ano de 1963, por pessoas da comunidade, contrárias à referida prática, pois segundo diziam, Sarava era coisa do mal. A prática da Umbanda ficou restrita a algumas residências tendo ressurgido em 1980 com a Tenda de Umbanda João Boiadeiro Capitão da Mata, registrado na Federação Nacional de Umbanda. Situado na Rua Marajó nº. 26. Segundo a chefa Maria Noêmia da Conceição dos Santos já atraiu muita gente, chegando a contar com 30 médiuns. Hoje poucos freqüentam o terreiro onde o trabalho chamado Gira é realizado às sextas-feiras.  Os benzimentos são feitos em nome de Deus pelo guia Boiadeiro e no final é chamado o guia chefe Davi Alves. Ela disse também estar à disposição da comunidade para realizar benzimentos a qualquer dia e a qualquer hora. O dia do Boiadeiro é comemorado no dia 25 de Junho com festa.•    Igreja Comunidade Evangélica Brasil Missões Internacionais (ICEBRAMI) A Igreja Comunidade Evangélica Brasil Missões Internacionais foi fundada no dia 19 de abril de 1999 em São João do Caiuá. Seu primeiro pastor em São João do Caiuá foi Alécio Carniel da Silva, sendo o atual seu irmão Alan Carniel da Silva o qual nos ajudou neste trabalho colaborando com as informações necessárias para a realização do mesmo. Informou que os recursos para a manutenção da Igreja são oriundos do dízimo, ofertas e contribuições de seus membros ou de terceiros, por ato de fé e por liberdade cuja origem seja compatível com os princípios do Evangelho. Bíblia Malaquias 3:B-10; Mateus 23:23 e II Coríntios 9:7.

Citou algumas das doutrinas fundamentais da sua Igreja (ICEBRAMI):
1) Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: O Pai, Filho e Espírito Santo. Bíblia Deteronômio 6:4; Mateus 28:19; Marcos12:29.
2) Cremos na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão. Bíblia II Timóteo 3:14-17.
3) Cremos na concepção virginal de Jesus em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascenção vitoriosa aos céus. Bíblia (Romanos 8:34; Isaías 7:14 e Atos 1:9.
4) Cremos na pecaminosidade do homem que o destituiu fé e glória de Deus, e que Cristo é que pode restaurá-lo a Deus. Bíblia Romanos 3:23 e Atos 3:19.
5) Cremos na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder  atuante do Espírito Santo e da palavra de Deus, para torna o homem digno do reino dos céus. Bíblia João 3:3-8.
6) Cremos no perdão dos pecados na salvação presente  e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor. Bíblia Atos 10:43; Romanos 10:13; Romanos 3:23-26 e Hebreus 5:3.
7) No Batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo. Bíblia Mateus 28:9; Romanos 6:1-6 e Colossenses 2:12.
8) Cremos na necessidade e na possibilidade que temos de viver a vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no calvário, através do poder regenerador, inspirados e santificador do Espírito Santo, que nos capacita como fieis testemunhas do poder de Cristo. Bíblia Hebreus 9:14 e I Pedro 1:15.
9)No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade. Bíblia Atos 1:5; Atos 10:44-46; Atos 10:1-7.
10) Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo na Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade. Bíblia Coríntios 12:1-12.
11) Na segunda vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira e invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da grande tribulação. Segunda visível e corporal, com a sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos. Bíblia I Tessalonicenses 4:16-12; I Coríntios 15:51-54; Apocalipce 20:4; Zacarias 14:5, Judas 14.
12) Que todos os cristãos comparecerão ante o tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra. Bíblia II Coríntios 5:10.
13) No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis. Bíblia Apocalipse 20:11-15.
14) Na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis. Bíblia Mateus 25:46.
Falou que o batismo é efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, é realizado em lugares próprios tanto naturais (rios ou lagos) como em lugares artificiais (tanques, piscinas) desde que não gere riscos aos candidatos ao batismo... Obs: e desde que o candidato tenha uma idade adequada.O casamento é feito cerimônia pré-agendada, onde o ministro (Pastor) inicia com oração, lê e explana a palavra de Deus (Bíblia), os noivos fazem seus votos, há louvores em ações de graça por mais uma família constituída e termina com o ministro citando a benção apostólica, habitualmente são realizados no templo, mas pode ser também em outro lugar, desde que seja oportuno para a ocasião.E para encerrar disse-nos que já existem duas filiais de sua Igreja, uma em Ivaté e outra em Sarandi.Informa que os cultos são realizados em sua sede situada na Rua Vereador Luiz Ximenes, nº 500, as quartas-feiras e sábados as 20:00h e aos domingos as 19:30h
ESPORTE, CULTURA E LAZER
O esporte pode ser realizado como entretenimento, por prazer, ou até mesmo por profissionalismo. Sendo assim, destacam-se no município alguns movimentos e locais esportivos, em que se realizam atividades esportivas como:
•    Ginásio de Esportes Tancredo Neves 
O Ginásio de Esportes Tancredo Neves foi inaugurado no ano de 1989, na administração do prefeito Cláudio Pauka, e é destinado a prática de esportes de todos os tipos bem como apresentações artísticas, religiosas e culturais.
                              Ginásio de esportes (1989) (fonte: própria). 
•    Estádio Municipal Adolfo FernandeS

Nele são realizados torneios municipais, campeonatos regionais e amadores. Também é realizado um projeto com crianças de 6 a 17 anos, na qual aprendem a jogar futebol. È um projeto ligado à assistência social visando tirar crianças da rua.
Estádio Adolfo Fernandes -São João do Caiuá-1973 •    Buracanã

É um local destinado a prática de futebol, onde uma vez por ano é realizado um torneio de campeonato amador intermunicipal.
           
•    Hipismo; corrida de cavalo (raia), realizado em São João, na década de 60,era Competição do melhor cavalo, o melhor cavaleiro, etc •    Jogos colegiais

Os jogos colegiais é um acontecimento onde há competição que envolve varias modalidades de esporte, como o atletismo, vôlei, basquete, xadrez, futsal, handebol, etc. Os jogos acontecem uma vez por ano, onde as equipes competem, passando pelas fases: municipal, regional e macro regional.

No atletismo, da fase regional os vencedores vão para final em Curitiba e de Curitiba para as Olimpíadas e assim o vencedor da fase final disputara os jogos sul-americanos no Chile. Em 2005, atletas de São João do Caiuá chegaram à final em Curitiba com uma equipe feminina de vôlei já, 2006, com a equipe de basquete chegou nas 4ªde finais.

Os jogos escolares acontecem uma vez por ano, mas os atletas participam de várias outras competições, como: o Circuito SESC, Circuito de rua, Prova Rústica Tiradentes e festivais de Atletismo. As equipes são treinadas pelas professoras Vilma Zonta e Fernanda Zerbinato. Juntamente ligado aos jogos escolares é realizado um projeto onde visa tirar crianças e jovens da rua.Através desse projeto descobriu se grandes talentos no esporte, como: o jovem Fernando Arcanjo do Prado (atletismo), Rosiane Souza Constantino (atletismo), Nayara da Paz Cajueiro (atletismo) e muitos outros que estão surgindo. O projeto conta com apoio somente da prefeitura municipal, o que e lamentável, pois muitos dos atletas precisam trabalhar para ajudar suas famílias, e assim não podendo dedicar-se mais ao atletismo. 
•    Cultura

 Entende se por cultura o conjunto de características humanas que não são inatas e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e da cooperação entre indivíduos em sociedade. É a parte ou aspecto da vida coletiva relacionados à produção e transmissão dos conhecimentos à criação intelectual e artística. Assim há, em São João do Caiuá estabelecimento e atividade culturais como;

•    Casa da Cultura Leonidio Veltrini

Foi inaugurada dia 26 de novembro de 2006, na administração do prefeito Cláudio Pauka 2004/2008. Sendo um patrimônio público destinado para encontros, palestras, teatros etc.
•    Carnaval; no carnaval do município se destacam quatro principais blocos; Tesão, Mamionça, BBB e Banda louca, fazendo muita festa e folia como em todo carnaval brasileiro. 
Bloco Banda Louca é um bloco onde as pessoas se pintam de xadrez preto e se vestem de saco de estopa, essa idéia surgiu em 1963, através de Amil Aued Filho e desde então a tradição vem sendo mantida em todos os carnavais, tendo no comando atualmente Deni Passos (fonte Deni Passos).           
•    Teatro
Na década de 60, surgiu em São João do Caiuá o grupo de teatro Geta. O grupo foi um dos pioneiros (em teatro amador), do Paraná. Sendo assim ficou conhecido no estado do Paraná e em Santa Catarina. 
•    Lazer
Lazer pode ser definido como o tempo que se pode dispor livremente, uma vez cumprido os afazeres e trabalho habituais. Atividades praticadas nesse tempo, divertimento, entretenimento, distração ou recreio tona se um momento de lazer. Desta forma veremos alguns pontos de lazer do município. 


•    Pesque-Pague; localizado próximo à área urbana, de fácil acesso, é um local gradável para família e com parquinho para crianças.
•    Clube Municipal; local onde se realizam bailes, brincadeiras dançantes e outros 
acontecimentos, inclusive encontros da terceira idade.
•    AATL; local onde são realizados bailes e eventos de todos os gêneros como: encontros religiosos, festas de casamentos, etc.•    Clube do Lagoa; local de festas e bailes, mais popularmente conhecido como forró.•    Piscina; a piscina é um estabelecimento privado, na qual tem seus associados. Porém lá acontecem festas, sendo a mais conhecida como baile do Hawaí.•    Parque de Exposição; é um local destinado às exposições, rodeios e festas de peão. Acontece rodeio duas vezes por ano.•       Prainha; é conhecida como “prainha dos macaquinhos”. Localiza-se a 12 km de São João do Caiuá. Com local para camping, churrasqueiras e local para banhistas.
Prainha dos Macaquinhos
•    Área de Lazer Pública Calçadão
Está localizado no centro da cidade, neste local se encontram vários estabelecimentos comerciais como: bares, lanchonetes sorveterias etc.. E também ponto de encontro de pessoas nos finais de semana.
•    Praça da RodoviáriaLocal arborizado com bancos e quiosques onde os idosos adeptos do baralho se encontram para um jogo no fim da tarde. Na praça também acontecem feiras de vários gêneros alimentícios.                            •    Praça da Igreja
Essa praça é conhecida por seus canteiros floridos. Nesta se encontra uma quadra, onde crianças brincam e os alunos da Pré-escola fazem suas atividades de Educação Física.
Praça da Igreja Católica (fonte: própria).

•    Praça Lucio Marques
Esta é sem dúvida a mais bela, localiza-se na no centro da cidade no meio da Avenida Rio Branco e da Avenida Souza Naves. 
SÍMBOLOS DO MUNICÍPIO
Os símbolos do Município de São João do Caiuá, Paraná, foram instituídos pelo Sr. Cláudio Pauka, digníssimo Prefeito Municipal, conforme a lei nº. 707 de 14 de junho de 1984.

São os símbolos de São João do Caiuá:
•    A Bandeira Municipal
•    O Brasão Municipal
•    O Hino Municipal

•    Bandeira Municipal

A Bandeira e o Brasão de Armas, executados corretamente. Vem dignificar o município. De conformidade com as regras Heraldistas, a Bandeira Municipal terá as dimensões oficiais adotadas para a Bandeira levando-se em consideração 14(quatorze) Módulos de altura, por 20(vinte) módulos de comprimento do retângulo. A Bandeira Municipal poderá ser reproduzida, sempre observando as medidas modulares. Como é de bom estilo em Vexilologia e Heráldica, ficará a Bandeira do Município de São João do Caiuá, Paraná, dentro da maior simplicidade, de maneira que qualquer criança em idade escolar possa desenhá-la e reproduzi-la.
A Bandeira Municipal de São João do Caiuá de autoria do Heraldista e Vexilologista Sr. Reynaldo Valaschi, nas formas da Heráldica Municipalista, será tecida em Gousset ficando a mesma no tamanho modular e oficial, pois o (retângulo) Bandeira Municipal em duas cores, sendo o retângulo maior em horizontal em cor vermelha (Goles), a cor branca (Metal Prata), retângulo em vertical, no qual está inserido o Brasão de Armas do Município ao centro. De conformidade com tradição da Heráldica Portuguesa da qual herdamos os Cânones e regras, a Vexilologia das Bandeiras Municipais obedecem aos estilos oitavados, sextavados, esquartelados, ou terçados, tendo por cores as mesmas constantes do campo do brasão, ostentando ao centro ou na tralha uma figura geométrica (o retângulo), onde o Brasão de Armas Municipal é aplicado. A Bandeira Municipal de São João do Caiuá obedece à regra geral, sendo por opção terçada em “Gousset”.

•    Brasão Municipal
             
O Brasão de Armas do Município no centro da Bandeira representa “O Governo Municipal”. E o centro do retângulo onde colocado o Brasão de Armas Municipal simboliza a “Cidade-Sede do Município”. O Brasão de Armas ao centro da bandeira Municipal, simboliza a irradiação do “Poder Municipal que se expande a todos os quadrantes do seu Território”.

 A cor vermelha (Goles) simboliza a conquista das terras através de árduas lutas armadas pelos desbravadores e colonos, pois os ocupantes das férteis terras eram habitados por indígenas das tribos dos “Caiuás”, os quais estão sediados no sudoeste do Estado de São Paulo e sul do Estado do Mato Grosso.  A cor branca (metal prata) simboliza a tranqüilidade que impera no território do Município e a paz e o respeito que reina na comunidade sanjoanense.

O Brasão Municipal de São João do Caiuá, de autoria do Heraldista e Vexilologista Sr. Reynaldo Valaschi, dentro dos termos e de conformidade. Da Enciclopédia Heráldica Municipalista é descrito em termos próprios da seguinte forma: O Brasão de Armas descrito neste artigo em termos próprios da Heráldica tem seguintes interpretações simbólicas.

 O Brasão clássico Flamingo Ibérico usado para representar o Brasão de Armas do Município de São João do Caiuá, tem sua origem francesa introduzida na Península Ibérica, por ocasião das lutas contra os “mouros”, passou a figurar nas famosas de domínio, sendo esse estilo herdado na heráldica Brasileira como evocativo da raça colonizadora e principal formadora da nossa nacionalidade.

A coroa mural que sobrepõe o campo do Brasão é símbolo universal de domínios que sendo em cor amarela (metal ouro), com oito torres, das quais apenas 5(cinco), são visíveis em perspectiva do desenho. Classifica a cidade representada na terceira grandeza, ou seja, “Sede do Município”. A iluminária em cor vermelha (goles), pelo significado da Heráldica, é condizente com os predicados próprios dos pioneiros, desbravadores e dos dirigentes da nobre comunidade. Em cima do campo do Brasão e abaixo da coroa mural, distintamente bem ao centro mesmo vemos uma “Flor de Liz” em cor (ouro metal) amarela que simboliza o padroeiro do Município “São João Batista”.

No primeiro quartel do campo do Brasão em abismo na cor azul (blue), simboliza todas as propriedades rurais existentes no território do município. No centro vemos uma estrela em cor branca (metal prata), que simboliza a grandeza suprema do município. Na parte superior do campo do brasão a Coroa Mural em cor amarela (metal ouro) é o símbolo da glória, do esplendor, da grandeza, riqueza e soberania: o esmalte preto (sable) simboliza a prudência, moderação, austeridade e firmeza de caráter. No segundo quartel do campo do Brasão à direita (a destra) vemos pequenos acidentes geográficos do Território Municipal, e um indígena da época da tribo Tupi-Guarani, “Caiuás”, que habitavam as terras férteis do Município. No terceiro quartel vemos em abismo em cor azul celeste, cor esta que simboliza a paz, amizade, justiça, nobreza, perseverança, zelo, lealdade, recreação e a formosura do céu ameno que cobre o território municipal. Em seguida em desenho, a figura de um desbravador, homem do campo, com um machado para baixo, simbolizando assim, a luta em prol da “Ecologia”, exemplificando a todos que o dever hoje é plantar árvores e não derruba-las, pois as árvores são as nossas maiores fontes de saúde e dureza do  rico ar que respiramos. Nos ornamentos exteriores, como suportes vivos do brasão de Armas do município à esquerda (o sinistra) do mesmo vemos ramos de algodão e milho, que representa a grandeza e a economia do município de São João do Caiuá. No listel em vermelho (goles), cor simbólica da dedicação, amor pátrio, audácia intrepidez, coragem, valentia, com a inscrição do nome do município de São João do Caiuá, ladeados pelos milésimos 1945 e 1955, dia, mês e ano da criação do Município, e a data 17 de dezembro de 1955, a data da Emancipação política e posse do primeiro Prefeito do Município de São João do Caiuá.
•    Hino municipal
 A regulamentação do Hino Municipal obedecerá em princípio a seguinte lei e o prescrito do decreto-lei nº. 4545 de 31 de julho de 1942 com relação do Hino Nacional.



Hino de São João do Caiuá

Quando os bravos pioneiros um dia
penetravam o antigo sertão
pressentiam ao sol fremia
uma augusta riqueza no chão
braços fortes, de heróicos gigantes
resolveram as glebas, com fé
e surgiu a esplendor, deslumbrante
o tesouro sem par do café.

Fé e labor, é o nosso lema
terra amada e ideal
segue avante o lindo emblema
para a meta triunfal
fé e labor no rumo teu
São João do Caiuá
astro de ouro que irrompeu
do mapa do Paraná.

Nossa origem de glória e beleza, 
perpetuada com honra será
pela história, que narra a nobreza
e a energia do audaz caiuá
nestes campos sagrados, outrora
pelos ritos da intrépida raça
ao trabalho da gente de agora
o futuro as estrelas se enlaça.

Na risonha e soberba paisagem
o algodão canta um hino de amor
transmitindo a florir, a mensagem
deste povo vibrante de ardor.
pelos vales, de um verde tão puro,
marcha firme do progresso viril
e o teu  nome projeta, seguro,
nova luz pelo céu do Brasil.


Maestro: Sebastião Lima
INSTÂNCIAS MUNICIPAIS DE CONTROLE SOCIAL E DEFESA DE DIREITOS
•    Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente

O Conselho Tutelar da Criança e do adolescente foi criado através da Lei municipal n° 1.086 em nossa cidade no dia 4 de Maio de 2000. Tendo a finalidade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e adolescente definido em Lei. O Conselho Tutelar é um órgão público municipal de caráter autônomo e permanente, cuja função é zelar pelos direitos da infância e juventude, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselheiros Tutelares são pessoas que têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. São eleitos 5 membros através do voto direto da comunidade, para mandato de 3 anos.

 As principais atribuições do Conselho Tutelar são:
* Atender às crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; por falta; omissão ou abuso dos pais ou responsáveis; ou em razão de sua conduta.

             * Receber a comunicação (obrigatória) dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos;de reiteradas faltas injustificadas ou de evasão escolar; após esgotados os recursos escolares; e de elevados níveis de repetência.

*Requisitar o serviço social, previdência, trabalho e segurança, ao promover a execução de suas decisões. Atender e aconselhar os pais e responsáveis, podendo aplicar algumas medidas, tais como encaminhamento a cursos ou programas de orientação e promoção a família e tratamento especializado.

* Assessorar a prefeitura na elaboração de propostas orçamentárias, com a finalidade de garantirem planos e programas de atendimento integrado nas áreas de saúde, educação, cidadania, geração de trabalho e renda a favor da infância e juventude.

  * Encaminhar a notícia de fatos que constituem infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente. Incluir no programa de auxílio, orientação e tratamento de alcoólatras e toxicômanos.

 O Conselho Tutelar de São João do Caiuá é composto pelos conselheiros : Aline   Mesquita Vasconcelos, Claudinei Gonçalves, Cristiane Cardoso, Paulo Sipriano Alves e Sérgio Maçueti. “A missão desses conselheiros é de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”, estabelecida no Estatuto da Criança e do Adolescente, se torna concreta por meio do atendimento dos casos em que as crianças e os adolescentes têm seus direitos violados e são vítimas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Este atendimento é iniciado com vistas a analisar todas as circunstâncias do caso para o devido encaminhamento. O conselho Tutelar tem poder de requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, assistência social, previdência, trabalho e segurança. Requisitar não é mera solicitação, é determinação na execução destes serviços.

•    Conselho Municipal de Assistência Social de São João do Caiuá

O Conselho Municipal de Assistência Social de São João do Caiuá é composto pelos seguintes conselheiros: Ana Lúcia de Albuquerque, Eva Elonir Rodrigues Prochnow, Fabiana Soares Góes Santa Rosa, Ivanice de Matos Colombo, Jacira Tomé Pauka, Joaquim Rodrigues da Costa, Josuel Barbosa, Luciana dos Santos de Lima, Maria Marlene dos Santos, Solange Marcos Passos, Veranilde Micheletti Bazani, Wilson Custódio Pradella.



•    Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São João do Caiuá

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São João do Caiuá é composto pelos seguintes conselheiros: Anivaldo Pereira do Nascimento, Cláudia Moreira Arneiro, Edilma de Carvalho Bruning, Hilda Dias, Carmem Concatto Maia, Ivanice de Matos Colombo, Jacira Tomé Pauka, Luciana dos Santos de Lima, Luzia Coelho dos Santos, Regina Aparecida Garcia Zanueli, Solange Marcos Passos, Izabel Micheletti Passos, Wilson Custódio Pradella.

•    Conselho Municipal de Controle Social do Programa Bolsa Família de São João
      do Caiuá.
O Conselho Municipal de Controle Social do Programa Bolsa Família de São João do Caiuá  é composto pelos seguintes conselheiros: Vânia Cristina Pradella Languer, Ana Lúcia de Albuquerque, Marli Sirlene Marques da Silva, Veranilde Micheletti Bazani, Maurício Luiz Vituri, Cássio Colli da Silva, Roselaine Quintino Bezerra, Luzia Coelho dos Santos, Cintya Luciana Néri Boregas, Creuza Bernardino de Jesus.

•    Comitê gestor municipal do programa fome zero( leite da criança) do município de São João do Caiuá.

Comitê gestor municipal do programa fome zero (leite da criança) do município de São João do Caiuá componentes: Elaine Dias dos Santos, Mara Colombo Campos, Maria Clara Vechiatto de Oliveira, Maria José dos Reis Coelho de Souza, Rosilene Maria Moreira, Terezinha Maria de Souza, Vânia Cristina Pradella Languer.
POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
    Constituição Federal de 1988
                               
            A sociedade brasileira passou quinhentos anos consolidando uma estrutura conservadora de compreender a pobreza, negando a participação da parcela importante da população na construção do projeto societário. Com a Constituição Federal de 1988, significativos avanços ocorreram em relação a direitos civis, políticos e sociais,bem como o reconhecimento da Constituição Federal na área da assistência social, tornando-a uma das bases no tripé Seguridade Social que deve ser estabelecido como um sistema de proteção integral ao cidadão. Desta forma reafirmando que para tratar com a pobreza é preciso utilizar-se de técnicas comportamentais e redefinindo o pacto social brasileiro, onde se afirma como direito de todos ter garantido o atendimento das necessidades básicas, buscando elementos que façam com que o trabalho no campo da assistência social seja modificado. E para que ocorram as mudanças é preciso conhecer a realidade e as formas de vida da população usuária dos serviços.

•    Criação da Lei Orgânica da Assistência Social e Ministério do Desenvolvimento 

                           Em 1993 foi aprovada a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) que regulamentou a Constituição Federal. A partir desta aprovação a assistência social transformou aquilo que era campo do assistencialismo em políticas púbicas e participativas através de conselho deliberativo e paritário nas esferas Federal, Estadual e Municipal.    Acelerando e fortalecendo o processo de regulamentação do LOAS foi criado em 2004 o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a fome ( MDS).

•    Sistema Único de Assistência Social

                  Em 2005 surgiu a construção de um novo modelo gestão, o Sistema   Único de Assistência Social 
                  (SUAS), ele é organizado pelo MDS e coordenado pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), é também um sistema federativo que envolve todos os entes da federação - Estado, Município, Distrito Federal e União.

                            O SUAS para dar efetividade à assistência social como política pública, tem como objetivo realizar-se de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades sócio-territoriais visando seu enfrentamento. Prevê o desenvolvimento de serviços de proteção social básica, onde seu papel é de prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Seus programas, projetos, serviços e benefícios destinam-se à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras); programas e projetos locais de acolhimento que deverá se articular com as demais políticas e com os serviços de proteção especial, de forma de garantir a sustentabilidade das ações e o protagonismo das famílias e indivíduos.
•    Centro de Referência de Assistência Social
            Os serviços de proteção social básica serão executados de forma direta nos Centro de Referência de Assistência Social - CRAS presta atendimento socioassistencial às famílias e indivíduos, inserindo-os na rede de proteção de assistência social. O Centro identifica situações de vulnerabilidade e risco no território de abrangência, articula e potencializa os serviços sociassistenciais da rede de proteção social básica, disponível para atender adequadamente as necessidades das famílias e territórios. Essa rede objetiva promover a convivência social familiar e comunitária e assegurar às crianças, jovens, adultos, idosos e suas famílias, condições para o exercício de sua cidadania. Após verificarmos qual o motivo do reconhecimento e implantação da Assistência Social no Brasil, daremos início ao nosso trabalho sobre esta área no Município de São João do Caiuá – PR.

            O município de São João do Caiuá pertencente à AMUNPAR – Associação dos   Municípios do Noroeste do Estado do Paraná, não conta com nenhuma indústria de grande porte, em função da proximidade com Paranavaí, que é o Pólo Regional, o que dificulta a possibilidade de atividades industriais no município, que é de pequeno porte.As fontes de emprego se restringem ao serviço público municipal, e ao comércio. A zona rural absorve parte do contingente de trabalhadores do município. O trabalho formal (registro em Carteira de Trabalho) é desenvolvido igualmente por homens e mulheres, nas usinas de álcool instaladas em municípios circunvizinhos. A mão-de-obra excedente é absorvida em parte na atividade agrícola no próprio Município, em trabalhos esporádicos nas lavouras, e alguns chefes de família deslocam-se para outros centros, tentando garantir a sobrevivência de suas famílias.

           O município de São João do Caiuá encontra-se com população de 6.091 habitantes,   5.070 encontra-se na área urbana e 1.021 na área rural. Dividindo a população por faixa etária, temos:
* De 0 a 04 anos: 579 habitantes
* De 05 a 09 anos: 597 habitantes
* De 10 a 14 anos: 597 habitantes
* De 15 a 24 anos: 1.162 habitantes
* De 25 a 59 anos: 2.538 habitantes
* Acima de 610 anos: 636 habitantes
* Índice de Desenvolvimento Humano: 07,12%
* Taxa de Crescimento Populacional: 0,15%
* Taxa de Pobreza: 30,81%
* Índice de Exclusão Social: 0,48%
* Índice de GINI: 0,510%
  Dados do IBGE 2000 

Para atender esta demanda o município conta com o Departamento de Bem Estar Social, responsável pela gestão da Assistência Social do Município e o CRAS, um equipamento social público que desenvolve ações como informações e orientações, bem como serviços básicos continuados para família em situação de vulnerabilidade social, é responsável pelo desenvolvimento do Programa de Atenção Integral as Família - PAIF, que desenvolve a Proteção Social Básica e ampliação da capacidade de proteção social no que se refere aos direitos de cidadania e da prevenção de situação de risco no seu território de sua abrangência, visando assim o convívio sócio-familiar e comunitário.

Dentro desta Política de Assistência Social de São João são executados os seguintes programas, projetos, serviços e benefícios: Programa Bolsa Família, Leite das Crianças, Benefício de Prestação continuada, FIA, Projetos de Geração de Renda, Luz Fraterna, Tarifa Social, Programa de Habitação (área técnica social), Saneamento Básico ( área técnica social), e outros benefícios como: Cesta Básica complementar, Passagem fora do Domicílio e Documentação para Cidadania e um projeto os Benefícios Eventuais  Auxilio Natalidade e Funeral a ser implantado. Na área de Cultura, Esporte e Lazer no que se refere a Assistência  no Município, tem Grupo Conviver da Terceira Idade, Escolinha de Futebol já em funcionamentos desde janeiro de 2007 e em andamento Oficina de Musica, Computação (Inclusão Produtiva e Digital), pois encontra-se com todos os equipamento no local onde acontecerá a execução destes projetos.

Instâncias Municipais de Controle Social e Defesa de Direitos são: Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Controle Social do Programa Bolsa Família, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação e Conselho Municipal de Segurança. Nosso quadro da rede sócio assistencial esta assim constituída, Rede Social Básica: um CRAS, uma Associação de Amigos da Pastoral da Criança - PASTORAL, uma Associação Beneficente Menino Jesus – ABEMJE. Rede Social Especial: Associação Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, uma Casa Lar.

O Departamento da Assistência Social de São João do Caiuá conta com técnicos na área de Serviço Social, Psicologia e Estagiárias de Serviço Social.

•    Ações das redes sócio assistencial do Município 

* Departamento de bem estar social
A equipe do Departamento é composta pela Assistente Social Ana Lúcia Albuquerque, Técnica Administrativa Nara de Cássia da Silva e a Presidente Jacira Tomé Pauka. O Departamento de Assistência Social, tem trabalhado para possibilitar as famílias em situação de risco e vulnerabilidade social o acesso às Políticas Públicas de Assistência Social, planejando, executando, monitorando e avaliando os serviços sócio-assistenciais básicos de atendimento ao público alvo da política de assistência social; acompanhar e executar as deliberações dos conselhos afetos a sua área de competência; liberar o Benefício Eventual Auxílio Funerário e Auxilio Natalidade às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, Carteira do Idoso; analisar e coordenar os dados do mapeamento social. Orientar, acompanhar e assessorar as ações do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal de Assistência Social; monitorar o Plano de Aplicação e de atendimento das entidades conveniadas em parceria com os conselhos municipais; promover o controle dos repasses e prestação de contas dos convênios junto ao Fundo da Infância e Adolescência - FIA e Fundo Nacional de Assistência Social – FNAS.
•    Associação Beneficente Menino Jesus – ABEMJE

Fundada em 06/04/1984 e atualmente tendo como Presidente a Senhora Jacira Tomé Pauka, a ABEMJE coordena o Grupo da Terceira Idade do Município entre outras finalidades:
  a) Promover o bem estar individual ou familiar sem distinções políticas, religiosas ou raciais, prestando assistência moral e material;
b)    Combater a mendicância e promover a recuperação das pessoas realmente necessitadas;
c)    Conjugar esforços para a solução dos problemas comunitários, estimulando a criação de obras de bem estar social, que atinjam os setores da comunidade carentes de recursos;
d)    Fomentar a realização de estudos sobre a problemática social, visando a sua solução.
e)    Promover a proteção à família, à infância, à maternidade, à adolescência e à velhice;
f)    Desenvolver Serviços, Programas e Projetos voltados à Assistência Social, educacional, saúde, esporte, lazer para: crianças, adolescentes, gestantes, idosos e famílias.

•    Centro de Referência de Assistência Social - CRAS

 Equipe técnica é composta pela Assistente Social Eliane de Oliveira Santos Silva, Psicóloga Denise Menegueti, as técnicas administrativas Maria Aparecida dos Santos Bazani e Vânia Cristina Pradella Languer e professor de música Hamiltom Geremias.

Os trabalhos desenvolvidos pelas profissionais Eliane e Denise são as seguintes: entrevista familiar; visitas domiciliares; palestras voltadas à comunidade ou à família, seus membros e indivíduos e o grupo oficina de convivência e de trabalho socioeducativo para famílias, seus membros e indivíduos; ações de capacitação e de inserção produtiva; encaminhamento e acompanhamento de famílias, seus membros e indivíduos; reuniões e ações comunitárias; deslocamento da equipe para atendimento de 
famílias em comunidades das zonas urbanas e rurais.

 * Cadastro Leite das Crianças, um programa Estadual que foi instituído pelo Decreto 1.279, de 14 de maio de 2003, sendo iniciado efetivamente no dia 15 de maio desse mesmo ano. O Governo do Estado busca reduzir deficiências nutricionais, desencadeando ações que contribuam para a redução dos índices de morbidade e mortalidade e desnutrição infantil, através de: distribuição de leite pasteurizado e enriquecido; apoio ao aleitamento materno; e difusão de informações e procedimentos relativos à educação sanitária, nutrição e higiene pessoal. Também configura objetivo o incentivo à organização e qualificação das bacias leiteiras locais e regionais por meio do exercício do poder de compra, estímulo ao incremento da produção, a geração de renda e a manutenção de empregos no campo. O programa é executado pelas Secretarias de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, da Agricultura e do Abastecimento, do Trabalho, Emprego e Promoção Social, da Saúde e da Educação, Ipardes, Ceasa-PR, Comitês Gestores Municipais, Prefeituras, Conselhos Municipais e entidades sociais. No mês de abril de 2008, Hoje no Município de São João do Caiuá, são beneficiadas 130 mães que são cadastradas neste programa.

* Cadastro Único, este é um Programa Federal, conhecido como CadÚnico, é uma das bases nacionais de  dados socioeconômicos que possibilita o registro de informações referentes as  famílias e seus componentes para a geração do Numero de Identificação Social ( NIS) e para a identificação como potenciais beneficiários de programas sociais.Um de seus objetivos é fornecer informações sobre a localização e as características dessas famílias, para que o poder público possa formular e implantar políticas públicas capazes de promover a sua inclusão social. As informações  coletadas são encaminhadas para o MDS, onde passa por um processo de seleção para sejam enquadrada as famílias  ao benefício. Em São João do Caiuá, já foram feios mais de 1138 CadÚnico . Na verdade ele é a porta de entrada para benefícios Federais e Estaduais como: Bolsa Família, é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza (com renda mensal por pessoa de R$ 60,01 a R$ 120,00) e extrema pobreza (com renda mensal por pessoa de até R$ 60,00), de acordo com a Lei 10.836, de 09 de janeiro de 2004 e o Decreto nº 5.749, de 11 de abril de 2006.O PBF integra o FOME ZERO, que visa assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para a conquista da cidadania pela parcela da população mais vulnerável à fome. Aqui no município 484 famílias são beneficiadas pelo programa PBF, este é um programa Federal. O mais recente programa Federal e o Pró Jovem o benefício variável, é uma nova modalidade de benefício do PBF vinculado ao adolescente de 16 e 17 anos. O BVJ é pago às famílias beneficiárias do Programa, por meio do responsável legal pela família, no mesmo cartão  das demais modalidades de benefício. O valor do BVJ é de R$ 30, 00, e cada família pode receber até dois BVJ, ou seja, R$ 60, 00, mesmo que tenha três ou mais adolescentes acima de 16 anos na sua composição. A partir deste mês, toda família do Programa Bolsa Família (PBF) que tenha adolescentes de 16 e 17 anos matriculados na escola vai receber o Benefício Variável Jovem (BVJ) no valor de R$ 30, 00, até o limite de dois benefícios por família. Com isso, o valor total do benefício das famílias poderá chegar a R$ 172, 00, de acordo com a renda per capita e com a composição família.O estado também beneficia algumas famílias nos programas: Tarifa Social, Luz fraterna.

 * Programa Tarifa Social da Água - exclusivos usuários  da Sanepar.

 O Benefício Tarifa Social é destinado para as famílias de baixa renda, usuárias do serviço de água e esgoto. (DECRETO ESTADUAL Nº 2.460).
Requisitos para ter direito ao benefício:
•    Renda por pessoa na família não podendo ser superior a meio salário mínimo (R$ 175,00).
•    Área construída da moradia não poderá ser superior a 70 m². Critério com possibilidade de reavaliação. 
•    Consumo mensal de água deverá ser até 10 m³. Caso este limite seja ultrapassado o usuário pagará a diferença.
* Programa Luz Fraterna, um Programa Luz Fraterna foi lançado através da Lei Estadual n. 14.087, de 11 de setembro de 2003 e é desenvolvido em parceria pelas Secretarias Estaduais do Planejamento, de Coordenação Geral e do Trabalho, Emprego e Promoção Social, e pelas concessionárias de energia elétrica que atendem o Estado: COPEL, COCEL, FORCEL, CELESC, CFLO e SANTA CRUZ. São beneficiárias do Programa as famílias inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO, que são beneficiárias do Bolsa Família.Cabe ao Estado realizar o pagamento da diferença entre o importe do consumo de energia elétrica e a parcela paga pelo Governo Federal, através do Programa Baixa Renda, estabelecidas no art. 2º da Lei n.º 14.087/2003.
•    Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança é apontada como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar nas áreas da saúde, nutrição e educação da criança desde o ventre materno até os seis anos de vida, e de prevenção da violência no ambiente familiar, envolvendo necessariamente as famílias. A Pastoral da Criança tem por finalidade desenvolver uma metodologia própria que una a fé com a vida, tendo como centro a criança em seu contexto familiar e comunitário. É uma metodologia que multiplica conhecimentos e amplia os laços de solidariedade, fortalecendo a rede de voluntários que promove o auto desenvolvimento dos pobres visando sua própria libertação. A experiência da Pastoral da Criança parte da idéia de que a solução dos problemas sociais necessita da solidariedade humana organizada e animada em rede, com objetivos definidos, e que o principal agente de transformação são as lideranças das comunidades pobres e miseráveis, especialmente a mulher, que transforma a sua família e a comunidade. Por isso, mais de 90% dos agentes da Pastoral da Criança são mulheres.  É uma tarefa que deve ser compartilhada entre governo, empresário e sociedade civil. Por isso, as parcerias entre eles é fundamental importância na busca da realização de um trabalho eficaz que realmente chegue às famílias e comunidades, envolvendo-as no protagonismo de sua própria transformação social. Um trabalho de promoção humana no combate à mortalidade infantil, à desnutrição e à marginalidade social. O trabalho essencial é a organização da comunidade e a capacitação dos lideres voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas, para que elas se tornem sujeitos de sua própria transformação pessoal e social.

 A coordenadora e as líderes fazem um trabalho voluntário sem fim lucrativo, saindo de casa em casa com a responsabilidade de cuidar de crianças e gestantes carentes que necessitam de informações e cuidados com suas gestações e suas crianças. A coordenadora dividiu a nossa cidade  por setores, onde cada um recebe um nome e tem as pessoas voluntárias responsáveis em  fazer o levantamento necessário, para que possam estar recebendo uma ajuda financeira para poder fazer as reuniões e estar oferecendo um lanche neste dia. Seu trabalho é através de relatórios que visam informar a quantidade de famílias em cada setor, fazendo entrevistas e procurando atender a cada uma de acordo com sua necessidade. A base de todo o trabalho da Pastoral da Criança são a família e a comunidade. A dinâmica consiste em capacitar líderes comunitários, que residem na própria comunidade, para mobilização das famílias nos cuidados com os filhos. Esta metodologia conta com três grandes momentos de intercâmbio de informações que ajudam no fortalecimento da solidariedade:
* Visitas domiciliares mensais: realizadas pelos líderes a cada família acompanhada  a cada mês, mais de um milhão de visitas são realizadas pelos líderes comunitários;
* Dia do Peso: quando cada comunidade se reúne para pesar todas as suas crianças; esse dia se transforma no momento de celebração da vida - são 5 comunidades que se reúnem o cada mês, para pesar suas crianças e aprender mais sobre elas;
* Reuniões mensais: entre os líderes de uma mesma comunidade, para refletir e avaliar o trabalho realizado no mês anterior e para reforçar a soma de esforços para superar as dificuldades. Em todas as comunidades atendidas, coloca-se em prática um conjunto de ações que vão daquelas voltadas para a sobrevivência e desenvolvimento integral da criança até a melhoria da qualidade de vida das famílias carentes, tanto no plano físico e material como no espiritual. Desta maneira, procura gerar igualdade de oportunidades, justiça e paz. Entre essas ações destacam-se:
* Apoio integral às gestantes: Orientação e supervisão nutricional das futuras mães, valorizando a vida a partir da gestação, preparando essas gestantes para o aleitamento materno e encaminhando-as para as consultas de pré-natal; 
* Incentivo ao aleitamento materno - a primeira escola do amor e da paz, ações que garantam à criança condições físicas, psíquicas e emocionais para se desenvolverem em plenitude, e à mãe, um maior espaçamento entre os partos;
* Vigilância nutricional: Pesagem mensal de cada criança acompanhada e orientação aos pais ou responsáveis para os cuidados e o acompanhamento do peso e do crescimento da criança;
* Alimentação enriquecida: Ações concretas para o aproveitamento de produtos de grande valor nutricional e de baixo custo, disponíveis nas próprias comunidades, além de evitar os desperdícios de grande parte dos alimentos, como folhas, cascas e sementes;
* Controle de doenças diarréicas: Disseminação de formas de prevenção das diarréias e práticas de reidratação oral, principalmente através do soro caseiro, com o uso de colher-medida, distribuída gratuitamente;
* Controle de doenças respiratórias: Prevenção das doenças respiratórias, identificação dos sinais de risco, especialmente das pneumonias, e encaminhamento ao serviço de saúde e acompanhamento domiciliar à criança em tratamento.
* Remédios caseiros: Educação das mães e demais familiares para as práticas de medicina natural e caseira, utilizadas tradicionalmente pelas avós;
*Estímulo à vacinação de rotina das crianças e das gestantes: Incentivo às famílias para a participação nas campanhas de vacinação, a fim de prevenir as doenças infecto-contagiosas, previsíveis por vacina, e organização comunitária para facilitar o acesso aos postos de vacinação de rotina;
* Brinquedos e Brincadeiras: Promover brinquedos e brincadeiras com as crianças no Dia da Celebração da Vida (dia do peso), em dias de reuniões com os pais, em momentos de lazer na comunidade. 
* Prevenção de acidentes domésticos: Estímulo às ações, no interior das famílias e das comunidades, que levem à identificação dos sinais de perigo para a criança, ajudando a prevenir os acidentes na infância;
* Educação para Paz: Ações concretas que visem a solução da agressividade de forma não-violenta e o desenvolvimento de um ambiente de acolhida e proteção às crianças, criando na família uma cultura de paz, através da continuidade das ações da campanha “A paz começa em casa”.
INFRA-ESTRUTURA DO MUNICÍPIO
A Prefeitura Municipal de São João do Caiuá fica situada na Rua Antônio Garcia Peres, no centro da cidade, fundada no dia 26 de novembro de 1954.
Prefeitos e suas principais obras que contribuíram para a infra-estrutura do município:

 *Domingos Beraldi (1956 a 1960)
Primeiro Prefeito;
Construiu o primeiro Grupo Escolar de madeira;
Projetou o Perímetro Urbano: Infra-Estrutura abriu Ruas e Quarteirões;
Aeroporto;
Construção de Pontes, Posto de Saúde, Prédio da Prefeitura.

*César Baiocchi (1960 a 1964)
            Desmatamento do Perímetro Urbano;
            Combate à Erosão;
            Horto Florestal.

*Santo Pedrazzoli (1964 a 1968)
            Seu mandato foi prorrogado até 1969;
            Combate à Erosão;
            Energia Elétrica;
            Era da Tubulação;
            Construiu o Prédio da Prefeitura, Delegacia e Sala de Aula.

*Leonídio Veltrini (1969 a 1973)
            Construção do Colégio Carlos Gomes;
            Estádio Municipal;
            Biblioteca, Matadouro, Posto de Saúde;
            Iniciou Pavimentação;
            Praça Guadalajara.
*Wilson Antonio Pelarin (1973 a 1977)
            Rodoviária e Praça;
            Quadra de Esporte;
            Combate à erosão;
            Pavimentação;
            Inauguração da Biblioteca.
 
*Lúcio Marques (1977 a 1983)
           Asfaltou a Cidade;
           Casas Populares;
           Mercado Municipal;
           Asilo;
           Construção de Salas de Aula;
           Aquisição de Frotas de Ônibus para o Transporte de Alunos;
           Construção da Ponte São Francisco, ligando o Município de São João do Caiuá à Cruzeiro do Sul;
           Combate a Erosão;
           Construção da Creche.
*Cláudio Pauka (1983 a 1989)
             Ginásio de Esportes;
             Clube Municipal;
              Pré-Escola;
              Cantina Central e Refeitório;
              Hospital Público;
              Construção de 300 Casas Populares;
              Trouxe as Principais Indústrias;
              Inaugurou o Banco do Brasil;
              Asfalto de São João do Caiuá a Paranavaí;
              Primeiro Consultório Odontológico Público.

*Lourival Sampaio de Souza (1989 a 1993)
             Ampliou a Escola;
             Pavimentação;
             Esgoto;
             Inauguração da APAE;
             Capela Mortuária;
             Recuperação de Estradas.

*Cláudio Pauka (1993 a 1997)
             Ampliação da Escola Municipal Maria Cernaki;
             Construção de 150 Casas Populares;
             Pavimentação;
             Asfalto;
             Construção da Câmara Municipal;
             Recuperação de Estradas.

*Wilson Pedrazzoli (1997 a 2001)
             Construção do Calçadão;
             Ampliação do Hospital;
             Remodelação da Biblioteca;
             Urbanização do Buracanã;
             Viveiro Florestal.
*Lourival Félix Carneiro ( 2001 a 2004)
             Casas Populares;
             Asfalto;
             Recapeamento;
             Reformas da Delegacia, Posto de Saúde, Escola Maria Cernaki, Hospital
             Municipal, Campo de Futebol, Asilo, Praça da Igreja e Pré-Escola;
             Padaria Comunitária;
             Poço Artesiano;
             
*Cláudio Pauka (2004 a 2008)
               Construção da Praça Lúcio Marques;
               Aquisição de Equipamentos e Materiais para a Casa da Cultura;
               Reformas do Rodeio e do Clube;
               Reforma e ampliação da Escola Maria Cernaki;
               Recapeamento asfáltico;
               Construção da capela mortuária;
                           Reforma do prédio da antiga creche para o CRAS-Centro de Referência de         Assistência Social.
                          Compra de vários veículos, renovando toda a frota da prefeitura.
                          Construção de casas populares.
                          Trouxe novamente o Banco do Brasil.
•    Correios Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, situada na Avenida Souza Naves, atua no município desde 20 de agosto de 1974, na gestão do prefeito Wilson Antonio Pelarim. O primeiro gerente foi a Senhora Divina Maria de Souza. Atualmente a empresa conta com um gerente O Sr. Leandro Donizete Mendes e um carteiro o Sr. César Machado. O seu objetivo é de oferecer serviço postal a comunidade de São João do Caiuá.
Câmara Municipal

Câmara Municipal foi fundada desde a primeira eleição por volta de 1995 onde funcionava juntamente com a prefeitura. A partir de 1996, ganhou sua sede que hoje funciona defronte a Prefeitura Municipal, situada na Rua Antonio Garcia Peres.
Lista dos vereadores que foram eleitos Presidentes do Poder Legislativo:
Ano de 1955/1956 – Heber Gonçalves Palhano
Ano de 1957 – Domingos Navarro
Ano de 1958 – Heber Gonçalves Palhano
Ano de 1959 - Domingos Navarro
Ano de 1960 – Alcebíades Alves
Ano de 1961 – Lourival Sampaio de Souza
Ano de 1962/1963 - Heber Gonçalves Palhano
Ano de 1964/1965 – José Alcídio Veltrini
Ano de 1966 – Luiz Ximenes
Ano de 1967 - Lourival Sampaio de Souza
Ano de 1968 – Antonio Garcia Peres
Ano de 1969 - Lourival Sampaio de Souza
Ano de 1970 – Idelmo Malvezzi
Ano de 1971/1972 – Santo Pedrazzoli
Ano de 1973/1974 - Luiz Ximenes
Ano de 1975 – Norberto Flor
Ano de 1976 - Luiz Ximenes
Ano de 1977/1978 - José Alcídio Veltrini
Ano de 1981/1982 – Hilônico Willemann
Ano de 1983/1984 – Aníbal Marcos
Ano de 1985/1986 – Fátima Aparecida Garcia
Ano de 1987/1988 – Armelindo Vandressen
Ano de 1989/1990 – Fátima Aparecida Garcia
Ano de 1991/1992 - Armelindo Vandressen
Ano de 1993/1994 – Sonia Maria Aued
Ano de 1995/1996 – Marli Alves de Siqueira
Ano de 1997/1998 - Sonia Maria Aued
Ano de 1999 – Valdemar Arneiro
Ano de 2000 – Valdemir Pereira
Ano de 2001/2002 – Jourival Felix Carneiro
Ano de 2003 – Yomar Ribeiro de Souza
Ano de 2004 – Odair Rosseti Aguila
Ano de 2005/2006 – Denivaldo Barivieira Passos
Ano de 2007/2008 – Ligia Maria Willemann Pedrazzoli
                                            
•    Biblioteca municipal

A Biblioteca Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, fica localizada na Rua Caetano Munhoz da Rocha, nº. 901, foi inaugurada no dia 11 de setembro de 1973, na administração do prefeito Wilson Antonio Pelarin. A primeira bibliotecária foi a Senhora Olga Antonia Pestana dos Santos. A biblioteca Municipal hoje possui um grande acervo de livros registrados no CRB, na 9º região do conselho regional de Biblioteconomia, atendendo estudantes de todos os níveis de escolarização, pessoas da comunidade. Desenvolve junto com a Escola Municipal Maria Cernaki, um projeto de leitura com atividades afins, para os alunos de primeira a quarta série, sendo atendidos duas vezes por semana.

•    Casa da Cultura

A Casa da Cultura Leonildo Veltrini, fica situada na Rua Antonio Garcia   Peres.
            A construção do prédio começou a ser realizada na gestão do Prefeito Leonildo Veltrini no ano de 1963. Finalizada em 1973 na administração do prefeito Wilson Antonio Pelarim. No ano de 2001, o prefeito Wilson Pedrazzoli remodelou o prédio, transformando-o na Casa da Cultura, através da Lei nº. 1.193 de 18 de junho de 2001. Em janeiro de 2005 na gestão do prefeito Cláudio Pauka através de um Convênio nº. 442/2004, que vem adquirir o valor de R$ 25.000,00, para aquisição de equipamentos e materiais para o término definitivo da casa da Cultura que foi inaugurada no dia 20 de novembro de 2006. Atualmente ela é utilizada para vários eventos oferecidos a comunidade como: peças teatrais, exibições de filmes, palestras e cursos.
•    Cartório

Fundado no dia 10 de março de 1954, pelo cartorário Heber Gonçalves Palhano. Logo após vieram: Francisco Gonçalves Fonseca; Romeu de Camargo Simões; Heber Palhano; Sebastião Luiz Pereira Filho; Benedito Correia Braz; Gleidel Barbosa Leite; Ângela Aparecida Bez Marques; Lourdes Aparecida Delatore Cruz.

 O primeiro registro de nascimento foi de Cirilo Pereira dos Santos, nasceu na residência dos pais na fazenda Santa Adelina, em 12/01/1954, foi registrado em 01/04/1954, filho de José dos Santos e Maria Pereira Xavier, faleceu no dia 26/04/1954, óbito nº 8 fls. 2 do livro C-01, deste cartório.

O primeiro registro de casamento foi em 01/05/1954, sob o regime de comunhão de       bens, de Lucas Martinez Belzunçu e Anna Martinez Pinhel. Ela filha de Antonio Martinez e Anna Pinhel Cruzada, Juiz de Paz Justo Moya, testemunhas: Moacir Rocha e Paulo Dias, cartorário Heber Gonçalves Palhano.O primeiro registro de óbito foi de João Tavares Batista em 09/04/1954, sem assistência médica na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, filho de Manoel Crispim Tavares e Antonia Queiroz, o óbito foi registrado no dia 10/04/1954, sepultado nesta cidade.
•    Sindicato dos Trabalhadores Rurais 

Foi fundado no dia 21 de março de 1966, e somente no ano de 1971 teve como primeiro presidente Euclides Malvezzi, eleito com trinta e cinco votos. O presidente para a gestão o Sr. Bernardo Arenas Filho, desde 1997 até a atualidade. O sindicato tem como principal objetivo, defender a classe de proprietários e produtores. Seu objetivo é realizar a justiça social, colaborar com o estado no estudo dos problemas relacionados com a sua categoria. Ser um órgão reinvidicador por melhores condições de vida e de trabalho, inclusive por melhores preços.
•    Polícia Militar

Situada na Avenida Rio Branco nº. 1039, centro, tendo como objetivo atuar preventivamente e ostensivamente em prol da segurança pública, tendo como principal local de sua atividade, a via pública sua atuação preventiva visa evitar que as infrações à lei ocorram, assegurando que seja mantida a paz pública.Hoje no município de São João do Caiuá, o atendimento na zona urbana é feito com propósito de melhorar a ordem pública, diminuir a criminalidade e garantir a segurança de cada cidadão. Fazem parte da política militar: sargento, cabo, soldados e escrivão. Para a realização de suas tarefas  junto ao município a polícia militar recebe auxílio do Governo do Estado e do Município.•    Polícia Civil

A polícia Civil atua no Município desde novembro de 1965 na gestão do prefeito Santo Pedrazzoli. Com o objetivo de atender os crimes em geral.•    Conselho Tutelar

Em 4 de maio de 2000, foi criado o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente. Isto ocorreu na gestão do Sr. Wilson Pedrazzoli. Com o objetivo de proteção integral a criança e ao adolescente. 
•    Rotary

Foi fundado no dia 25 de março de 1991, com a presença de 26 companheiros admitida pelo Rotary internacional no dia 24 de junho de 1991.                                                                                         O governador do distrito 4630, na época era o Sr. Ademar Batista de Mello, teve como padrinho o Rotary Club Paranavaí, o primeiro presidente foi o Dr. Lourival Félix Carneiro, e da gestão de 2002 a 2003, Dr. João Batista Smecelato.

O objetivo é estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando o desenvolvimento de companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir, o reconhecimento mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional, melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e particular e a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações. Suas ações atingem a todos os setores da comunidade, com doações e incentivos, participação em festas comemorativas, campanha do agasalho, livros usados, combate a dengue, participação na criação do grupo da terceira idade e doação da clínica de fisioterapia para a APAE. Antecedendo ao Rotary, existiu o Lions.
•    Sanepar

No início da fundação do município o abastecimento de água era através de poços individualizados em alguns casos os moradores compartilhavam a água. Somente e, maio do ano de 1974 na gestão de Lúcio Marques foi instalado a Sanepar no Município de São João do Caiuá, tendo como principal objetivo trabalhar com qualidade para satisfazer o cliente. Conta com dois poços semi-artesianos com bombas que mandam a água para o reservatório sendo tratada e distribuída para as casas.
O funcionamento de esgotos de nossa cidade teve início no ano de 1994, com o Prefeito Cláudio Pauka, dando continuidade o Prefeito Lourival Félix Carneiro, isso ocorrendo em duas etapas de mais ou menos 300 ligações e terminou com o Prefeito Wilson Pedrazzoli no ano de 2001, com um convênio com a Prefeitura. Esse esgoto é feito através de coleta nas casas, não pode ser coletado água de chuva. E passa por quatro processos de decantação para tirar sujeira, passa por desarenador para tirar areia, depois pelo Ralf, fermentação.  Depois passa pelo leito, secagem, filtro, em seguida pela lagoa (processo anaeróbio), e por fim para o rio. O usuário paga 80% do valor que usa da água.•    Emater 

Emater situada na Rua Rui Barbosa, nº559, fundada em 20 de maio de 1956 na cidade de São Mateus do Sul. Tem como objetivo contribuir de forma educativa e participativa para o desenvolvimento da agricultura rural sustentável e para a promoção da cidadania e qualidade de vida da população rural. O agrônomo responsável pela EMATER de São João do Caiuá é o Sr. Carlito Teixeira de Souza.
•    Coleta de Lixo

 A coleta de lixo foi feita durante muitos anos por tratores, onde o lixo era depositado em um terreno baldio que ficava no centro da cidade. Após muitas reclamações e pedidos da população o lixo começou a ser depositado em um terreno mais afastado do centro da cidade, mas ainda continuava a ser feito por tratores, nessa época a população ainda não usava sacos plásticos para armazenar os resíduos. Somente no mandato do prefeito Wilson Pedrazzoli (1997 a 2001), que foi adquirido um caminhão adequado para a coleta. 
•    COPEL

A energia elétrica foi implantada na gestão do Prefeito Santo Pedrazzoli no ano de 1963. Hoje o município não possui um escritório próprio (Copel), mas, porém, conta com prestadores de serviços. O Município tem cobertura total aos moradores de energia elétrica. Quando ocorrem maiores emergências a assistência é feita pelo Município de Paranavaí.•    Aspectos Urbanísticos

A área urbana de São João do Caiuá apresenta o formato de um pentágono irregular.          A malha viária obedece basicamente a um traçado ortogonal, formando quadras com dimensões regulares. A largura das ruas de 15 metros e das avenidas de 20 metros.        Praticamente 90% da malha urbana encontram-se pavimentada. A arborização se faz presente na maioria das vias urbanas, enriquecendo a natureza e propiciando a população uma sensação de alívio no verão com sua sombra refrescante.

•    Horto e Florestas

Existe no município um Horto Florestal, com área de 2.867 alqueires, servindo como recanto de lazer da população. A reserva de mata natural no município é pequena, não atendendo a legislação federal ambiental.
REPARTIÇÕES PÚBLICAS Câmara Municipal *12ª Legislatura
Vereadores eleitos em 02.10.2004
Empossados em 01.01.2005

Denivaldo Barivieira Passos
Erasmo Passos de Oliveira 
Francisco Marinho de Andrade Filho
Gilmar Gonçalves Passos
Jourival Félix Carneiro
Ligia Maria Willemann Pedrazzoli
Manoel José Leite Filho
Marcelo Luiz Arneiro
Maria Aparecida da Silva Cambiriba


12º Prefeito
Claudio Pauka
Eleito: 02.10.2004
Posse: 01.01.2005
REPARTIÇÕES PÚBLICAS Câmara Municipal *11ª Legislatura
Vereadores eleitos em 01.10.2000
Empossados em 01.01.2001

Denivaldo Barivieira Passos
Gilmar Gonçalves Passos
José Raimundo Barbosa    
Jourival Félix Carneiro
Manoel José Leite Filho
Maria das Dores Bernardo
Odair Rosseti Aguila
Valdemir Pereira
Yomar Ribeiro de Souza

11º Prefeito Lourival Félix Carneiro
Eleito: 01.10.2000
Posse: 01.01.2001
REPARTIÇÕES PÚBLICAS Câmara Municipal *10ª Legislatura
Vereadores eleitos em 03.10.1996
Empossados em 01.01.1997

Aparecido André Carvalho
Denivaldo Barivieira Passos
José Raimundo Barbosa
Manoel José Leite Filho
Maria das Dores Bernardo
Sonia Maria Aued
Valdemar Arneiro
Valdemir Pereira
Yomar Ribeiro de Souza



10º Prefeito
Wilson Pedrazzoli
Eleito: 03.10.1996
Posse: 01.01.1997
REPARTIÇÕES PÚBLICAS Câmara Municipal *9ªLegislatura
Vereadores eleitos em 03.10.1992
Empossados em 01.01.1993

Cecilio da Silva
Denivaldo Barivieira Passos
Humberto Malvezzi Aued
José Raimundo Barbosa
Marli Alves de Siqueira
Sebastião Odair Zonta
Solange Marcos Passos
Sonia Maria Aued
Valdemar Arneiro
Valdemir Pereira

9º Prefeito
Claudio Pauka
Eleito: 03.10.1992
Posse :01.01.1993
REPARTIÇÕES PÚBLICAS Câmara Municipal *8ª Legislatura
Vereadores eleitos em 15.11.1988
Empossados em 01.01.1989

Armelindo Vandressen
Fátima Aparecida Garcia
João Carlos Hanchar
José Carlos de Oliveira
José Raimundo Barbosa
Manoel José Leite Filho
Nivaldo Micheletti
Sonia Maria Aued
Valdemar Arneiro
Valdemir Pereira

8º Prefeito
Lourival Sampaio de Souza
Eleito: 15.11.1988
Posse:01.01.1989
REPARTIÇÕES PÚBLICAS Câmara Municipal *7ª Legislatura
Vereadores eleitos em 15.11.1982
Empossados em 31.01.1983

Alceu Avanci
Alfredo José de Freitas
Anibal Marcos
Armelindo Vandressen
Fátima Aparecida Garcia
Guilherme Batista Correa
Joaquim Aparecido dos Santos
Onofre Simões Garrido
Osvaldo Santana
Valdemar Arneiro
Valfrido Lopes Passos
Valdemar da Silva
7ºPrefeitoClaudio Pauka
Eleito: 15.11.1982
Posse: 31.01.1983
REPARTIÇÕES PÚBLICAS Câmara Municipal *6ª Legislatura
Vereadores eleitos em 15.11.1976
Posse 31.01.1977
Alceu Avanci
Anibal Marcos
Geraldo Beraldi
Hélio Teixeira dos Santos
Hilonico Willmann
Joaquim Rodrigues da Costa
José Alcídio Veltrini
Orlando Garcia Peres
Valdemar Arneiro
Valfrido Lopes Passos



6º Prefeito
Lúcio Marques
Eleito: 15.11.1976
Posse: 31.01.1977
REPARTIÇÕES PÚBLICAS Câmara Municipal *5ª Legislatura
Vereadores eleitos em 15 de novembro de 1972
Empossados em 31 de janeiro de 1973
Término do mandato 31 de janeiro de 1977

Claudio Pauka
Eduardo Nelson Marassi
Ércio Bácaro
Irineu Faiz Peternella
Lourival Sampaio de Souza
Lucio Marques
Luis Ximenes
Miguel Tamanini
Norberto Flor
Silvio Zonta

5º Prefeito
Wilson Antonio Pelarin
Eleito: 15.11.1972
Posse: 31.01.1973
REPARTIÇÕES PÚBLICAS Câmara Municipal *4ª Legislatura
Vereadores eleitos em 15 de novembro de 1968
Empossados em 31 de janeiro de 1969
Término do mandato 31 de janeiro de 1973

Arlindo Barivieira
Idelmo Malvezzi
Ivan Teotônio Botelho
Joaquim Rodrigues da Costa
José Alcídio Veltrini
Lourival Sampaio de Souza
Lucio Marques
Manoel Ronaldo Leite
Norberto Flor
Santo Pedrazzoli
Sebastião Luiz Pereira Filho

4º Prefeito
Leonídio Veltrini
Eleito: 15.11.1968
Posse: 31.01.1969
REPARTIÇÕES PÚBLICAS Câmara Municipal *3ª Legislatura
Vereadores eleitos em 15 de novembro de 1968
Empossados em 17.12.1963

Antonio Garcia Peres
Cesar Baiocchi
Clóvis Moreira de Figueiredo
José Alcídio Veltrini
Lourival Sampaio de Souza
Lucio Marques
Luis Ximenes
Nahyr de Oliveira Niece
Osvaldo Cordeiro Ribas
3º Prefeito
Santo Pedrazzoli
Eleito: 06.10.63
Posse: 17.01.64
REPARTIÇÕES PÚBLICAS Câmara Municipal * 2ª legislatura
Vereadores eleitos em 15 de outubro de 1959
Empossados em 17 de dezembro de 1959.
Término: 16.12.1963

Alcebíades Alves
Angelo Cambio Paredes
Antonio Pereira da Silva
Domingos Beraldi
Heber Gonçalves Palhano
Lourival Sampaio de Souza
Mario Tozzi
Stersa Julio Maximiliano Angelo
Waldemar Cicuti
2º Prefeito César Baiocchi
Eleito: 15.10.1959
Posse: 17.01.1960
REPARTIÇÕES PÚBLICAS Câmara Municipal *1ª Legislatura
Vereadores eleitos em 03 de outubro de 1955 
Empossados em 27 de março de 1956
Término:16.12.1959

Candido Mota Barreto
Cezar Baiocchi    
Domenico Ernesto Carniel
Domingos Navarro
Heber Gonçalves Palhano
José Alcídio Veltrini
Raimundo Arruda de Souza
Santo Taniolli
Willy Hardt

1º Prefeito Domingos Beraldi
Posse: 04.03.56
INFORMAÇÕES BÁSICAS DO MUNICÍPIO
•    Nome: São João do Caiuá
•    Fundação: Dia 26 de novembro de 1954
•    Significado do Nome: Devido à tribo indígena “Caiuás”, que habitavam a nossa região.
•    Localização – Latitude: 22º53’        Longitude: 52º21’
•    Dimensões – Área: 315,51 km2; Área Urbana: 13,03 km2; Área Rural: 302,48 km2.
•    Relevo: O seu relevo é plano, com pequenas ondulações.
•    Vegetação: É denominada de “floresta subcaducifólia tropical”, que sobre os solos oriundos do arenito caiuá, perde em exuberância e número de espécie, em relação aos solos de terra roxa. As árvores possuem troncos finos e não passam em média de 12 a 15 metros de altura. Atualmente, quase nada resta destas florestas, já que em seu contexto geral o desmatamento foi praticamente total, para a utilização das terras no desenvolvimento agropecuário. Existe no município, um Horto Florestal da Municipalidade, com área de 2,867 alqueires, servindo como recanto de lazer da população.
•    Hidrografia: Existem no município os seguintes córregos e ribeirões: Marabá, Caiuá, Bararuba, Ibiruba e São Francisco. Córregos: Aracuí, Beijapuca, Piedade, Areia Branca, Meravo e Caraxá. 
•    Altitude Média: 500 metros acima do nível do mar.
•    Limites:
Ao Norte: o Município de Santo Antonio do Caiuá.
            Ao Sul: o Município de Alto Paraná e Cruzeiro do Sul.
            A Leste: Paranacity e Inajá.
            A oeste: Paranavaí.
•    Clima: O clima do Município é tropical e subtropical, pois se situa em uma área de transição climática, a temperatura média é em torno de 23º C.A, máxima absoluta fica entre 38º e 40º . Os meses mais quentes são dezembro e janeiro e o mais frio é o mês de julho. A região tem as seguintes características: subtropical úmido, mesotérmicos, verões quentes, geadas menos freqüentes, tendência à concentração das chuvas nos meses de verão acima do paralelo 24ºC, sem estação seca e temperatura média do mês mais quente maior que 22ºC, e do mês mais frio menor que 18ºC.
•    Economia – Principais produtos na agricultura: milho, mandioca, mamona, feijão, cana-de-açúcar, algodão e o café.
•    Pecuária: gado leiteiro e de corte.
•    Comércio: Gêneros alimentícios, de combustíveis, de vestuários e medicamentos etc...
•    Indústria: Confecções de roupas, fábrica de farinha, fábrica de móveis.
•    População: 6.091 habitantes
•      Aspectos Demográficos (estimativa) IBGE
           Total de Habitantes: fonte IBGE:
           Urbanos: 5.070
           Rurais: 1.021
          Total: 6.091
           Masculino: 3.054
           Feminino: 3.037
          Total da População: 6.091
•     Número de Estabelecimentos de ensino:
           * Municipal: - Centro de Educação Infantil Alda da Silveira Aguiar.
                         - Escola Municipal Maria Cernaki-Ensino Fundamental.
                         - Centro de Educação Infantil Menino Jesus.                                         
            * Estadual:  - Colégio Estadual Carlos Gomes. Ensino Fund. e Médio.
                 * Escola de Educação Especial Raio de Sol-APAE.
•    Número de leitos: 1 hotel e conta com 10 quartos para hospedagem
•    Número de lanchonetes: 02 - capacidade: em média 80 pessoas 
•    Número bares: 15 - capacidade: em média 90 pessoas
•    Número de restaurantes: 02 - capacidade: 40 pessoas
•    Biblioteca: Uma biblioteca Municipal e uma Estadual.
•    Casa de Cultura: Casa da cultura “Leonídio Veltrini”.
•    Igrejas: Católica Apostólica Romana, Só o senhor é Deus, Assembléia de Deus, Cristã no Brasil, Pentecostal Deus é Amor, Testemunha de Jeová, Adventista do Sétimo Dia, Evangélica, Batista.
•    Festas Tradicionais: Festa de São João Batista em 24 de junho, dia do Padroeiro do Município, Festa de Rodeio, Festa da APAE, Festa da Sinhazinha e Sinhozinho, etc.
•    Grupos Folclóricos: “Banda Louca” um grupo folclórico de carnaval, que  existe a mais de 25 anos no Município.
•    Recinto de Exposições: Parque de Rodeio Ludovico Pauka
•    Área Livre: Calçadão na Avenida Senador Souza Naves
•    Praias: Clube Campestre Caiuá (Prainha)
•    Área de proteção Ambiental: Centro Esportivo Buracanã 
•    Horto florestal: Horto Florestal Municipal Dr. César Baiocchi 
•    Clubes/Associações de lazer: Clube Campestre Caiuá (PRAINHA); Associação dos Servidores Municipais de São João do Caiuá (ASEMUCA);
•    Associação Cultural Atlética Sanjoanense (ACAS); 
•    Associação Recreativa e Esportiva Caiuá – AREC; Centro Comunitário Social (GREC).
•    Distâncias:
            Alto Paraná - Comarca 45 km;
            Paranavaí- 36 km;
            Santo Antonio do Caiuá- 14 km;
            Inajá – 25 km
            Cruzeiro do Sul – 26 km;
            Paranacity – 28 km;
            Curitiba – 530 km.
            Londrina: 196 km, 
INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO
Depois das eleições o município foi solenemente instalado no dia 17 de dezembro    de 1955, conforme ATA lavrada no Livro próprio às folhas nº 01:

ATA DA SESSÃO ESPECIAL DE INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO E DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, BEM COMO DE COMPROMISSO E POSSE DE VEREADORES E DA INSTALAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO CAIUÁ, ESTADO DO PARANÁ, EM 17 DE DEZEMBRO DE 1955.
Presidência: - Dr. Carlos Bezerra Valente.
Resumo: - Comparecimento – Instalação do Município e da Administração Respectiva – Compromisso de Posse dos Vereadores – Instalação da Câmara Municipal – Encerramento.

Aos dezessete dias do mês de dezembro de mil novecentos e cinqüenta e cinco, às dez horas, nesta cidade de São João do Caiuá, Estado do Paraná, no salão nobre do Edifício da Prefeitura Municipal, com a presença do Dr. Carlos Otávio Bezerra Valente, Juiz de Direito da Comarca, que presidiu a sessão, assim como os senhores: José Leonardo Freiberg, Presidente da Câmara Municipal de Alto Paraná; o representante do Executivo Municipal daquela Comarca: o senhor Manoel Ronaldo Leite; representante do senhor Prefeito Municipal de Nova Esperança, senhor Hélio de Morais Barbosa; 1º Secretário da Câmara Municipal de Nova Esperança e o senhor Delegado de Polícia de São João do Caiuá, de outras autoridades e de elevado número de pessoas grandes representativas não só deste como dos municípios de Alto Paraná, Paranacity, Nova Esperança e Paranavaí, procedeu-se a realização das solenidades relativas à instalação do Município de São João do Caiuá, criado pela Lei nº 253/54 de 26.11.54, e da administração municipal respectiva, bem como de compromisso e posse dos vereadores eleitos em 05 de outubro de 1955 e da instalação da Câmara Municipal de São João do Caiuá, de acordo com o que se dispõe a Lei Orgânica dos Municípios. Assumindo a Presidência e, estando presente a maioria absoluta dos vereadores, passou, o Dr. Carlos Bezerra Valente a verificar a autenticidade dos seus diplomas e o deferir-lhes compromisso regimental, convidando-se para servir como secretário. Em seguida o senhor Presidente convidou os vereadores: Heber Gonçalves Palhano, Domingos Navarro, José Alcídio Veltrini, César Baiocchi, Santo Toniolli, Willy Bardt, presentes, a prestarem o compromisso legal nos seguintes termos: “Prometo cumprir dignamente o mandato mim conferido, observando as Leis, trabalhando pelo engrandecimento do município”. Empossado os senhores vereadores, o MM. Juiz determinou que se procedesse a eleição da mesa da Câmara, nomeando os senhores Hélio de Morais Barbosa e Álvaro Dirceu de Camargo Viana para servirem de escrutinadores. Procedida a eleição verificou-se o seguinte resultado: Para Presidente, Heber Gonçalves Palhano, 4 votos; César Baiocchi, 2 votos. Para Vice-Presidente, Santo Toniolli, 6 votos; Para 1º Secretário, Domingos Navarro, 6 votos; Para 2º Secretário, José Alcídio Veltrini, 6 votos. A seguir o MM. Juiz anunciou o resultado pelo qual ficou a Mesa  da Câmara Municipal de São João do Caiuá, assim constituída: Presidente, Heber Gonçalves Palhano; Para Vice-Presidente, Santo Toniolli; 1º Secretário, Domingos Navarro e 2º Secretário, José Alcídio Veltrini. Após o empossamento da Mesa da Câmara e saudar os eleitos o MM. Juiz declarou  franca a palavra. Dela fizeram uso os seguintes senhores: Heber Gonçalves Palhano, César Baiocchi, Domingos Navarro, José Leonardo Freiberger e Manoel Ronaldo Leite. Ninguém mais querendo fazer uso da palavra e ao som do Hino Nacional, o MM. Juiz declarou encerrada a sessão, do que para constar lavrei a presente ATA que lida e achada conforme, vai devidamente assinada. (Seguem-se as assinaturas do MM. Juiz dos senhores vereadores e dos presentes) – Secretário – Azarias Garcia Duarte.

Primeira legislatura – Prefeito Municipal – Domingos Beraldi
Segunda legislatura – Prefeito Municipal – Dr. César Baiocchi
Terceira legislatura – Prefeito Municipal – Santo Pedrazzoli
Quarta legislatura – Prefeito Municipal – Leonídio Veltrini
Quinta legislatura – Prefeito Municipal – Wilson Antonio Pelarin
Sexta legislatura – Prefeito Municipal – Lúcio Marques
Sétima legislatura – Prefeito Municipal – Cláudio Pauka
Oitava legislatura – Prefeito Municipal – Lourival Sampaio de Souza
Nona legislatura – Prefeito Municipal – Cláudio Pauka 
Décima legislatura– Prefeito Municipal – Wilson Pedrazzoli
Décima primeira legislatura– Prefeito Municipal – Lourival Félix Carneiro
Décima segunda legislatura – Prefeito Municipal – Cláudio Pauka
ATA DA 2ª REUNIÃO
Aos vinte e sete dias de novembro de 1954, no salão do Cine São João, reuniu-se sob a Presidência do senhor Justo Moya a “Comissão Pró Emancipação”, tendo tomado assento à mesa, por convite do senhor presidente, as seguintes pessoas: Cândido Motta Barreto, Hélio Peluso, Domingos Navarro, Domingos Beraldi, José Arneiro Filho, Dr. César Baiocchi, Justo Moya, Heber Palhano, Moacir Rocha (Secretário), Pedro Tenório de Albuquerque, José Barbosa, Francisco Cruvinel, José Antonio Bett, Lúcio de Carvalho, Mário Ribeiro de Souza, Leônidas Alves Gomes, Pedro Adolfo Bruning e o menor Sérgio Barreto Rocha, filho do senhor Moacir Rocha. Com a platéia inteiramente tomada por imensa assistência e sob vivos aplausos, tomou a palavra o senhor Secretário por determinação do senhor presidente, para levar ao conhecimento da Casa, que naquele instante São João tinha se tornado Município, com a publicação da Lei nº 253 de 26 de novembro de 1954, desmembrando-se de Alto Paraná. Sob imensa louvação dos presentes, ouviu-se o estrugir de fogos e repiques de sinos. Comemorou-se assim, o colorário de imensa luta política. Com a palavra o Dr. César Baiocchi, em rápido improviso, congratulou-se com os presentes pelo sucesso de nossa luta, e fez consignar em ATA um voto de louvor ao Deputado Estadual Dr. Accioly Filho, patrono do Projeto de Lei criando o nosso Município. Nos arquivos da Assembléia Legislativa do Estado, consta o seguinte: “autor do Projeto foi então o Deputado Raul Rezende Filho”, o Projeto de Lei nº 713/53, criando o Município de São João do Caiuá, foi apresentado na Assembléia Legislativa em 02 de setembro de 1953, pelo autor. O Projeto foi vetado pelo Governador Munhoz da Rocha em 25 de abril de 1954, conforme Proposição nº 42/54. O veto foi rejeitado pela Assembléia em 26 de novembro de 1954, dando origem à Lei nº 253/54, que criou o Município. A Lei foi publicada em 02 de dezembro de 1954, no Diário Oficial nº 217/54. Em prosseguimento o senhor Secretário Moacir Rocha, enalteceu o valor de todos quantos colaboraram na luta pela consecução desse ideal, tecendo elogios aos membros da comissão, homens de outras terras, que deram o melhor de seu trabalho aqui, para a fundação de uma cidade no setentrião paranaense, na qual as gerações futuras encontrarão uma sociedade evoluída, culta e livre e onde seus filhos poderão viver na vida livre onde se respeita e cultua a dignidade da pessoa humana. Livre a palavra, e como ninguém mais quisessem usar, encerrou o senhor presidente a sessão da qual lavrei a presente ATA, que vai por mim datada e assinada.
                    São João do Caiuá, 27 de Novembro de 1954.
O município recém criado era composto de São João e a área do depois município de Santo Antonio do Caiuá, que foi elevado a município em 25 de janeiro de 1961, conforme Lei nº. 4336 da mesma data. A eleição para prefeito de Santo Antonio do Caiuá foi realizada no dia 08 de outubro de 1961, sendo o primeiro prefeito eleito, Stersa Júlio Maximiliano Ângelo, que tomou posse no dia 25 de novembro do mesmo ano.

Criado o município de cujo projeto foi autor o Deputado Raul Rezende Filho era natural que os partidos políticos procurassem eleger o primeiro prefeito. Depois dos ajustes e conversações naturais dos períodos pré-eleitorais, foram lançados à luta três candidatos: Domingos Beraldi, Pedro Tenório de Albuquerque e Vanderlei Sandoval Barbosa, sendo vereador o senhor Domingos Beraldi, pelo ex-PTB. A eleição foi realizada no dia 03 de outubro de 1955, tendo o senhor Domingos Beraldi só tomado posse do cargo no dia 04 de março de 1956. De 17 dezembro de 1955, dia da instalação do município até o dia 04 de março de 1956, ocupou o cargo de prefeito o presidente eleito da câmara, Heber Palhano. Posteriormente, a data da posse dos prefeitos foi estabelecida para o dia 17 de janeiro. Os primeiros vereadores eleitos, também tomaram posse no dia 17 de dezembro de 1955. Não consta nos arquivos municipais porque o primeiro prefeito eleito não tomou posse no dia consagrado para tal fim, 17 de janeiro                          Moacir Rocha – 1º Secretário
ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA CAMPANHA PERMANENTE PRÓ ELEVAÇÃO DE SÃO JOÃO À MUNICÍPIO.
Aos onze dias do mês de julho de mil novecentos e cinqüenta e três, nos salões do Hotel São João, às vinte horas, reuniu-se pela primeira vez a “Comissão Permanente pró-elevação de São João à Município”. Tomaram assento à mesa os seguintes membros: Justo Moya, Joaquim Maia Coimbra, Francisco Cruvinel, Cândido Barreto, Domingos Beraldi, Benedito Torres de Oliveira, Pedro Adolfo Bruning. Deixaram de comparecer os seguintes membros: Manoel José dos Santos, Hidelbrando Olímpio Neves e Thomé Vieira dos Santos. Foram convidados para tomarem assento à mesa os senhores: Mário Ribeiro de Souza, Idalino Bertucci e João Martins Galera. Aberta a sessão, foi aclamado Presidente o senhor Justo Moya; 1º Secretário, Moacir Rocha; 2º Secretário, Domingos Beraldi; Tesoureiro, Francisco Cruvinel. Empossada a mesa, decidiu o senhor Presidente que se fizesse por aclamação a constituição das subcomissões de finanças e propaganda. Por aclamação ficaram assim compostas: propaganda - Benedito Torres de Oliveira, Mário Ribeiro de Souza e João Martins Galera e de finanças - Idalino Bertucci, Cândido Motta Barreto e Pedro Adolfo Bruning. Como segundo ATO da comissão, decidiu o senhor presidente que se aclamassem como membros honorários da comissão os senhores Cláudio de Souza Loureiro, Augusto Rocha Azevedo e Paulo Rocha Azevedo e se fizesse constar em ATA, e pela comissão de propaganda fosse comunicado aos novos membros. Usando da palavra o membro Cândido Motta Barreto pediu o preenchimento da vaga de vice-presidente pelo senhor Dr. César Baiocchi no que foi aceito por unanimidade e aclamada por todos. Com a palavra o membro Benedito Torres de Oliveira, sugeriu que fosse criado um “Livro de Ouro”, da comissão a fim de angariar fundos destinados ao custeio das futuras despesas no desempenho de suas funções. O membro Dr. César Baiocchi com a palavra sugeriu à comissão de propaganda que redigisse um memorial para ser apresentado ao senhor governador do estado, presidente da Assembléia Legislativa do Estado e Prefeitura Municipal de Nova Esperança e aos senhores deputados Silveira da Rocha e Raul Rezende, com referência à municipalidade de São João. Com a palavra o presidente pediu a convocação de uma reunião da comissão para o próximo dia 13 às 20h00min no Hotel São João. Não havendo mais nada a tratar declarou o senhor presidente encerrada a presente reunião, cuja ATA, lavrei e assino. Moacir Rocha, 1º     Secretário.
                                                                         Justo Moya, Presidente.
                           (Seguem-se mais vinte assinaturas).
            
Seguiram-se mais dezenove reuniões com o mesmo fim. A última realizou-se em 27 de novembro de 1954, cujo teor é o seguinte:
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO CAIUÁ
Imitando certos acontecimentos importantes da história, que nascem dos fatos inesperados, a colonização do Norte do Paraná começou quando um grupo de ingleses viu a terra. Um deles, Lord Lovat, especialista em mineralogia e botânica, afirmou que aquele solo arroxeado era dos mais férteis do mundo. Com alguns companheiros regressava ele à Inglaterra, ao fim de uma missão econômica em que conseguiram conhecer bem, certas regiões do Brasil.

Mal chegado a Londres, Lord Lovat reuniu os que com ele se mostravam entusiasmados com o empreendimento, e começou a transformá-lo em realidade. No ano de 1925, nascia a “Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná”, cuja maior acionista era “Paraná Plantations” de Londres. No mesmo ano foi adquirida a primeira gleba de terras, dois anos mais tarde, a segunda. O total da gleba somava 515.000 alqueires, situada entre os rios: Tibagi, Paranapanema e Ivaí.

A empresa que colonizou o norte do Paraná fez um planejamento que orientou a marcha para o oeste. Em cada 10 km, devia haver pequenos núcleos de abastecimentos, que se transformaram em pequenas cidades, e em cada 100 km, uma grande cidade para o centro comercial. Assim surgiram Londrina, Maringá, Cianorte e Umuarama. Mas não pôde evitar a iniciativa particular que se tornou responsável pelo aparecimento de outras cidades, fora do plano estabelecido.

O desbravamento da região onde se encontram localizadas Nova Esperança, São João do Caiuá, Santo Antonio do Caiuá, e outras cidades, remota ao ano de 1946, quando a “Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná”, (Ex-Companhia de Terras do Norte do Paraná), adquiriu do Estado outra área de aproximadamente 155.000 alqueires e iniciou a demarcação e loteamento de novas cidades. Em fins de 1950 e início de 1951, dando prosseguimento ao plano elaborado, esta “Companhia” mediu e demarcou a área onde surgiu o patrimônio de São João. Procedida a derrubada da mata, a imobiliária abriu uma estrada até a margem do Rio Paranapanema, onde se localiza hoje o “Porto Angelim”. Depois de demarcada a área da futura cidade, começaram a chegar os primeiros povoadores. Pedro Adolfo Bruning, que construiu o primeiro rancho, ou casa de madeira; Domingos Beraldi, depois eleito primeiro Prefeito da cidade, e Justo Moya. Foram Domingos Beraldi e Justo Moya os primeiros comerciantes da cidade. Foi o senhor Justo Moya o comprador da primeira data vendida no Patrimônio, a de número 1 da quadra 19, em 04 de abril do ano de 1951. Posteriormente chegaram José Vieira dos Santos, Gumercindo Pereira, Trajano Vitalino de Andrade, Lauro Silva, José Cândido de Oliveira e Outros.

Em 1951 foi construída a primeira Capela, sob a invocação de São João Batista, tendo sido a primeira missa rezada em 24 de Junho de 1952. 
Iniciou-se então uma fase do progresso de atividades que sem interrupção e em marcha ascensional, colocaram o novo patrimônio entre os mais promissores da região. Construiu-se uma pensão, de Pedro Adolfo Bruning; um posto de gasolina de Irmãos Barretos e uma farmácia de Idalino BertucciPor esse tempo se discutia o verdadeiro nome a ser dado ao novo patrimônio. Entre muitos outros, destacavam-se os seguintes: São João do Paraíso, São João dos Bandeirantes e São João do Caiuá. Como as opiniões divergiram, foi formada uma comissão para tratar do assunto. A comissão formada pelos senhores: Domingos Beraldi, Justo Moya, Pedro Adolfo Bruning e outros fundadores da cidade, escolheram na maioria o nome de São João do Paraíso. Porém, como já existia no país outra localidade com igual nome, ao ser discutida a criação do Município, os membros da Assembléia Legislativa do Estado, atendendo a sugestão do senhor Domingos Beraldi, optaram pelo nome de São João do Caiuá, vinculando dessa forma ao município, o nome da tribo de índios Caiuás, que habitavam o vale do Rio Paranapanema.

Em 1953 por ato da Câmara Municipal de Nova Esperança foi criado o Distrito Administrativo de São João, e ainda em 1953 pela Lei Estadual nº 1190 de 19 de setembro, São João foi desmembrado de Nova Esperança, passando a fazer parte do Município de Alto Paraná, criado pela mesma Lei. Em 23 de dezembro de 1953, pela Lei Estadual nº 1542, foi criado o Distrito Judiciário de São João. A Lei Municipal nº 15 de 13 de setembro de 1954, sancionada pelo Prefeito de Alto Paraná, criou novamente o Distrito Administrativo de São João.    Em 1953 teve início a luta pela emancipação política do Distrito, sendo a primeira reunião para tal fim, realizada no dia 11 de julho. A Comissão que se denominou “Comissão Permanente da Campanha pró-elevação de São João a Município”, ficou composta pelos senhores: Justo Moya, Presidente; Domingos Beraldi, Francisco Cruvinel e outros. É o seguinte teor da primeira reunião da Comissão