As Sessões Ordinárias são realizadas toda segunda-feira às 19h30min, as Sessões Extraordinárias e Audiências Públicas, é conforme a convocação.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Lazer
 
Litoral terá rotas de cicloturismo durante a temporada de verão
 
15/12/2014
Fonte: AEN
Crédito:

O Governo do Paraná oferecerá aos moradores e veranistas opções de rotas para a prática do cicloturismo no Litoral do Paraná, durante a temporada de verão. 

Representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Federação Paranaense de Ciclismo, Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu e projeto Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR), estiveram no Litoral nesta sexta-feira (12) para percorrer e traçar as rotas de cicloturismo que serão oferecidas à população. 

Os ciclistas passaram por Matinhos e Guaratuba – municípios que concluíram recentemente a construção de ciclovias com o apoio do governo estadual– e também em Pontal do Paraná. 

"As rotas de cicloturismo irão priorizar a visitação a áreas naturais, praias e áreas rurais do Litoral", explicou o secretário do Meio Ambiente, Caetano de Paula Junior. 

A iniciativa integra as ações do Programa Ciclo Paraná, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e desenvolvido com a participação de 21 entidades públicas e privadas. 

Para o coordenador do programa Ciclovida da UFPR, José Carlos Belotto, o maior benefício desta iniciativa é aproximar as pessoas da bicicleta."Vamos possibilitar e incentivar as pessoas a usarem e conhecerem as áreas litorâneas e as belezas naturais desta região e esperamos que esta proximidade com a bicicleta possa subir a serra depois do verão", ressaltou Belotto. 

Ele lembrou, que a opção pela bicicleta como meio de transporte nas praias também contribuirá para desafogar o trânsito nos balneários. 

Todas as informações sobre os passeios ciclísticos e roteiros de cicloturismo no Litoral serão disponibilizados na página da Operação Verão na internet, a partir de 18 de dezembro (www.verão.pr.gov.br). 

Os trajetos selecionados possuem trechos de 16 quilômetros a 90 quilômetros de pedal. "Vamos incluir nos trajetos roteiros para ciclistas iniciantes e também com experiência em pedaladas mais longas", explicou o presidente da Federação Paranaense de Ciclismo Adir Romeu. 

Nestor Saavedra, professor da UTFPR e ciclista, disse que ficou muito satisfeito em conhecer áreas naturais do Litoral de bicicleta. "Conhecer belas paisagens é uma motivação para os visitantes quem", finalizou Nestor. Também participaram do percurso estudantes da UFPR Litoral. 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Fotógrafos de Curitiba pedem cartilha para sessões em bosques e parques
» Evento em Curitiba reúne atrações sobre a cultura alemã
» Gibicon de Curitiba vai reunir oficinas e exposições a partir desta quinta
» Três exposições no Museu Oscar Niemeyer terminam esta semana
» Três exposições no Museu Oscar Niemeyer terminam esta semana
» Lendas paranaenses no programa Nossa História, da rádio éParaná
VER TODAS